Seduc realiza provas do SAEPI dia 30 de novembro

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por intermédio do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), realizará, no próximo dia 30 de novembro, a aplicação das provas do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI), referente ao ano de 2016.

Serão avaliados 128.703 alunos do ensino fundamental (6° e 9º ano) e ensino médio (1ª, 2ª e 3ª série), em 545 escolas, abrangendo as 21 Gerências Regionais de Educação.

O SAEPI é uma avaliação da qualidade do ensino e do desempenho escolar dos alunos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, por meio de testes cognitivos. Com os resultados será possível promover um diagnóstico da realidade educacional do estado, redirecionar o planejamento e a prática pedagógica, mediante a implantação de estratégias de acompanhamento e apoio às unidades educacionais do Piauí.

Além dos testes, todos os alunos, professores e diretores responderão também a um questionário contextual e socioeconômico como forma de identificar fatores associados à aprendizagem do alunado e uma visão mais detalhada da realidade educacional.

Formação

A formação da equipe técnica responsável pela coordenação e aplicação das avaliações do SAEPI acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro, com a previsão de participação de 280 técnicos, incluindo coordenadores regionais e municipais.