Professor da rede estadual fará intercâmbio para conhecer ensino público americano


O diretor do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral Didácio Silva, Alberto Machado, embarca na madrugada desta terça-feira (8) para os Estados Unidos juntamente com os demais representantes dos outros estados que venceram o prêmio Gestão Escolar 2015, a nível estadual.

Durante a viagem, os professores selecionados irão visitar estados americanos a fim de verem um pouco de como funciona a gestão escolar local, ganhando desta forma experiência e adquirindo técnicas que podem ser utilizadas no ensino público brasileiro. Após a visita dos profissionais brasileiros, professores americanos devem vir ao País para terem a oportunidade de ver como funciona a gestão escolar no Brasil. 

Antes de seguirem para a viagem internacional, os professores irão se encontrar em Brasília para uma reunião com o consulado americano, onde irão ter maiores informações sobre a viagem e ainda terão a oportunidade de mostrarem, por meio de uma apresentação, como funciona a sua escola. Segundo Alberto Machado essa oportunidade é o reconhecimento de um longo trabalho.

"Tenho grandes expectativas em relação a essa troca de experiências. Nós estávamos buscando esse prêmio há dez anos e finalmente conseguimos. Tudo que conquistamos é resultado de um trabalho feito com muita atenção por parte de todos da escola, agora esperamos melhorar ainda mais com essa visita as escolas americanas, já que a educação lá é de primeiro mundo", afirma.

O Prêmio Gestão Escolar tem o objetivo de estimular às escolas públicas a mostrarem o desenvolvimento de suas gestões, além de incentivar o processo de melhoria contínua na escola, pela elaboração de planos de ações, tendo como base uma autoavaliação. O prêmio acontece a cada dois anos.