Estudantes, entre 14 e 18 anos, têm até sábado (05) para votar no PJM

A eleição para escolha do aluno que vai representar o Piauí no Parlamento Juvenil do Mercosul/PJM 2016-2018 encerra neste sábado (05). O candidato eleito será investido no cargo com mandato de dois anos.

A disputa entre Gabriel Freitas Lima, aluno do 1º ano do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (Cemti) João Henrique de Almeida Sousa, e Hitaedson Ribeiro Matos, que cursa o 2º ano do Ensino Médio na Unidade Escolar Nossa Senhora da Paz, está acirrada. Apenas um voto, até o momento, determina o vencedor.

Os alunos escreveram projetos voltados para a melhoria da prática educacional das escolas públicas. O projeto de Gabriel, "Liderança de Turma: A participação ativa e comunicativa dos jovens", visa incentivar o protagonismo juvenil por meio da comunicação e participação nas discussões para o planejamento e desenvolvimento das atividades da escola, com foco no diálogo entre alunos e gestores. Hitaedson, deu foco à deficiência cultural literária dos jovens na atualidade com o projeto, "Academia de Letras Juvenil: Protagonismo juvenil a serviço da cidadania", que busca promover a cultura e a prática da leitura e da escrita entre os jovens.

O Parlamento Juvenil do Mercosul promove o protagonismo juvenil, contribuindo para a integração regional dos jovens parlamentares que, após discussões conjuntas, acordam e recomendam a adoção de políticas educativas que promovam uma cidadania regional e uma cultura de paz e respeito à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente.

Estudantes com idade entre 14 e 18 anos podem participar do processo eleitoral e determinar quem deve representar o Piauí no PJM 2016-2018. Para votar, basta entrar na página do PJM, fazer o cadastro e dar seu voto. O resultado será divulgado no site do PJM no dia 10 de novembro.

Estudante, faça sua parte. Acesse o site do PJM e escolha seu representante!