Inscritos no Enem que fariam provas em escolas ocupadas terão nova aplicação em 3 e 4 de dezembro


 

O Ministério da Educação (MEC) anunciou na terça-feira (01) que o Enem 2016 será realizado normalmente no próximo final de semana, 5 e 6 de novembro, para 97,78% dos 8.627.195 inscritos em todo o país. Os 191.494 estudantes afetados pelas ocupações não serão prejudicados e farão nova prova nos dias 3 e 4 de dezembro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que são 304 locais de aplicação de prova ocupados no país.

No Piauí, dois locais de prova tiveram o certame adiado. O campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), da Ufpi, blocos 01 e 02, em Bom Jesus, e o campus Sul, do Instituto Federal de Educação Tecnológica (Ifpi), em Teresina. De acordo com dados do Inep, 1.912 inscritos do estado farão prova na nova data.

Os inscritos afetados pelas ocupações já estão sendo avisados pelo Inep por meio de SMS, e-mail e divulgação no site. É possível, ainda, acessar o aplicativo Enem 2016 ou se informar pelo 0800 616161.

A nova aplicação será em tempo hábil para a utilização dos resultados no Sisu, Fies e Prouni. Do ponto de vista da prova, os novos itens serão equivalentes, de modo a garantir a isonomia do Enem.

O Inep está preparando um plano logístico para garantir a segurança e tranquilidade da aplicação das provas no início de dezembro. Os novos locais de prova serão divulgados oportunamente.


Enem 2016

As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro, em todas as Unidades da Federação e no Distrito Federal e municípios, às 13h, horário oficial de Brasília. No caso do Piauí, que não possui horário de verão, os inscritos devem comparecer aos locais de aplicação das provas às 11h, ou seja, uma hora antes do início, que será 12h em todo o Estado do Piauí.

"Os portões serão fechados ao meio dia, portanto é imprescindível que todos os candidatos já estejam em seus locais de aplicação antes desse horário, para não perderem as provas", salienta Elen Gera, superintendente de Ensino Superior da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Os participantes terão quatro horas e 30 minutos, no primeiro dia, para fazer as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo dia, serão cinco horas e 30 minutos para as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e elaboração da redação.