Evasão Escolar: Seduc cumpre meta projetada para 2019


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) conseguiu reduzir o número de evasão escolar de 16% para 13,5%, nos anos de 2014 para 2015, de acordo com dados levantados pelos técnicos da pasta. Esse número foi conquistado por meio das ações realizadas com o financiamento do projeto de desenvolvimento governamental "Piauí: Pilares do Crescimento e inclusão Social", lançado oficialmente na segunda-feira (31), no Palácio de Karnak.

Segundo a coordenadora da Unidade de Planejamento e Monitoramento, Virna Teixeira, foram várias ações de medidas administrativas e pedagógicas que normalizaram o calendário acadêmico e deixaram o ano letivo fluir, fazendo assim com que a meta estipulada para 2019, de 14,5%, tivesse sido superada.

"Fatos como a regularização da contratação dos professores em tempo hábil, o trabalho para que o calendário fosse efetivado, repasses financeiros, a regularização da merenda escolar, foram os grandes responsáveis por essa queda nos números", afirma a coordenadora.

Outra ação que é vista como uma das grandes responsáveis é o programa Poupança Jovem, no qual os estudantes recebem, durante o Ensino Médio, uma bolsa de 1.500 reais. "O Poupança Jovem causou uma mobilização e fez com que os estudantes se sentissem mais incentivados a concluir o ensino", finaliza.

Na manhã desta terça-feira (01), a secretária da Educação, Rejane Dias, recebeu a equipe do Banco Mundial para discutir, em detalhes, alguns termos para o andamento do projeto Piauí: Pilares do Crescimento e Inclusão Social, que será desenvolvido com o financiamento do Banco Mundial, no valor de 320 milhões de dólares, destinado a políticas públicas de desenvolvimento e abordagem multissetorial.

"Essas duas operações caminham juntas e, além da educação, apoiam também as áreas da Saúde, Meio Ambiente, Regularização Fundiária, Geração de Emprego e Renda no meio rural e Gestão Pública. No que diz respeito à Educação, nossa meta é reduzir a evasão escolar no Ensino Médio, por meio de algumas ações como o Poupança Jovem. Mesmo com a superação da meta projetada para 2019, a Seduc continuará trabalhando para diminuir ainda mais esse número", afirma Rejane Dias.