Antonino Freire conclui primeira turma de qualificação em Inglês

 

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Centro de Formação Antonino Freire, entregam nesta quinta-feira (27) o certificado  de aperfeiçoamento em inglês aos 80 professores da rede pública estadual que participaram da qualificação profissional em língua inglesa entre os meses de agosto e novembro de 2016. O curso é resultado de uma parceria entre o consulado geral dos Estados Unidos no Brasil/Recife, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e do Centro de Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire.

A iniciativa visa sanar uma lacuna na formação desses professores, tendo em vista que grande parte deles não teve oportunidade de fazer um aperfeiçoamento profissional após a graduação. De acordo com a diretora geral do Antonino Freire, Gildete Milú, a formação faz parte de um projeto de formação continuada que visa a qualificação permanente dos profissionais da educação da rede estadual. "Agradecemos essa parceria com o Consulado e a UFPI, que foi imprescindível para a concretização desse projeto", diz a diretora.


Para o representante do Consulado Geral dos EUA (Recife), Stuart Beechler, essa parceria entre a UFPI e a Seduc foi muito positiva. Para viabilizar o projeto o consulado trouxe uma especialista em língua inglesa dos Estados Unidos, que passou cinco meses no Piauí trabalhando com os professores de inglês, apresentando novas formas de trabalhar a língua inglesa em sala de aula.

Segundo a representante da UFPI, Beatriz Gama Rodrigues, os professores de inglês tiveram uma oportunidade de fazer um curso que com certeza vai gerar melhorias no processo de ensino e aprendizagem, além de proporcionar uma melhor aprendizagem para seus alunos. 

Segundo os participantes, o curso foi positivo por apresentar novas formas de apresentar o conteúdo, motivando o aluno a participar e compreender as aulas. "Aqui aprendemos novas formas de apresentar a matéria", diz o professor Márcio Melo.