Antonino Freire realiza segundo módulo da formação continuada para profissionais de biblioteca


O Centro de Formação Antonino Freire realizou nesta segunda-feira, 24, o segundo módulo da Formação Continuada para Profissionais  que atuam em Bibliotecas escolares da rede pública estadual. 

Na ocasião a Supervisora do Livro Didático da Seduc, Joana Batista de Sousa, tratou sobre os Programas, a Legislação e os Projetos envolvidos na biblioteca, trazendo informações sobre a legislação nacional e local que trata do assunto, bem como sobre os programas que tratam dos livros didáticos. Também participou da formação a bibliotecária da Seduc, Lauriana Fonteles Medeiros, trazendo informações sobre a administração das bibliotecas na rede pública.


"O nosso maior desafio, no momento, seria a necessidade de pessoas qualificadas para trabalhar na biblioteca. Outro ponto importante é que é preciso que os professores façam projetos direcionados para a biblioteca", explica Joana Sousa, destacando que espera-se que a proposta da formação continuada gere resultados satisfatórios para a rede estadual da Seduc. 

Para os participantes, a formação foi importante por trazer informações sobre temas como a Resolução 292/2016 que trata sobre a doação e descarte do livro didático, bem como a Resolução Nº 7 que dispõe sobre o Programa Nacional de Biblioteca na Escola. "Não conhecia, por exemplo, o decreto estadual de 2010 que estabelece que no dia das bruxas sejam trabalhadas na escola as lendas piauienses", diz a cursista Francinalda Sousa de Deus Bonfim. 

O terceiro módulo da formação acontece dia 07 de novembro com o tema: Breve histórico da escrita, leitura e livros. Para a coordenadora do curso, Carla Valéria, a formação está correspondendo às expectativas. "O ponto alto será a elaboração de um projeto de intervenção nas escolas", explica.