Jovem de Futuro reúne estudantes para dialogar sobre Gestão Escolar

Com o objetivo de envolver a participação juvenil na gestão escolar e ampliar o diálogo com os jovens, acontece, nesta sexta-feira (14), no hotel Blue Tree, o 1º Diálogo sobre Gestão para Juventude. Cerca de 274 estudantes das 137 escolas com a metodologia de Gestão Jovem de Futuro participam do evento que prossegue durante todo dia. O encontro é uma realização da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com o Instituto Unibanco.

O Diálogo sobre Gestão iniciou às 8h. A abertura do encontro foi realizada pelos mediadores e facilitadores do Instituto Unibanco que estimularam os jovens a se expressarem por meio de atividades envolvendo artes e escrita. Na oportunidade os facilitadores falaram dos desafios no ambiente escolar, além de incentivarem os estudantes a entender sua corresponsabilidade na gestão de suas escolas.

Para o agente de Governança da Seduc, Eduardo castelo Branco, o Diálogo sobre Gestão, proporciona a apresentação do modelo de gestão para que possa ter um diálogo a partir do entendimento do aluno, buscando uma escuta mais ativa, procurando entender como eles olham o ambiente escolar. "Esse é apenas o início de outros diálogos que irão acontecer ao longo de 2017", afirma Castelo Branco.

A programação foi dividida em três momentos: exposição, reflexão e expressão. O primeiro momento contou com uma apresentação sobre GEpR (Gestão para Resultado de Aprendizagem), o modelo da ferramenta de gestão Jovem de Futuro. Em seguida, foi adotada a metodologia de cartografia para promover uma reflexão em grupos sobre o conteúdo apresentado.

Esta atividade foi desenhada para garantir que os jovens pudessem ilustrar os sentimentos e expectativas em relação ao ambiente escolar e à gestão da mesma, como atividade preparatória para o terceiro momento, o de expressão. Por meio de atividades de arte e escrita voltadas para facilitar a expressão dos jovens, as produções refletiram o que pensam da escola, os problemas e dificuldades enfrentados no ambiente escolar e como eles podem ser implicados na sua gestão. As apresentações foram divididas em modalidades: fanzines, folders, grafites, redação e audiovisual.

Para Tiago Borba, gerente de Planejamento e Articulação Institucional do instituto Unibanco, a expectativa é que os jovens voltem para as escolas e partilhem para os colegas, professores e diretores o que vivenciaram no evento. "Queremos que eles sejam multiplicadores e possam, no futuro, ser facilitadores dessa metodologia em desenvolvimento. Queremos também, com o encontro, saber como o jovem se vê implicado na gestão da escola e mostrar qual o seu papel nesse processo. Nossa intenção é escutar o jovem e fazer com que ele se veja corresponsável na gestão", explica Tiago Borba.

"Está sendo incrível participar desse encontro", disse o aluno Mateus Rodrigues de 16 anos, que participa do evento.  "A gente aprende a interagir, colocar as ideias e a trabalhar junto", afirmou o jovem Rafael Manoel, do município de Massapé á 300km de Teresina.