Semana do Professor trata dos desafios da Base Nacional Comum Curricular



O Centro de Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire realizou nesta quinta, 13, como parte da programação da semana do professor, uma palestra com o Dr. Luís Carlos Meneses, da USP, com o tema "Os desafios da Base Nacional Comum Curricular para Áreas de Ciências da Natureza e Matemática". O público alvo engloba professores da rede pública, alunos de física e bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). 


Durante o encontro o palestrante chamou atenção para as mudanças que precisam ser operacionalizadas, para que a educação seja mais efetiva e reflita em conhecimentos úteis na vida prática dos alunos. Ele alertou para a necessidade dos professores trabalharem os conteúdos, fazendo uma referência ao contexto prático em que os alunos estão inseridos. 


O professor da USP, destacando que há muitos elementos que são trazidos no ensino médio e o que se verifica é que o aluno não é preparado para se apropriar dessas informações de forma prática em sua vida.  "Exemplo disso são as informações sobre o funcionamento de itens como um cinto de segurança ou a interferência das ondas eletromagnéticas. Você precisa se apropriar da ciência com sentido prático e não apenas aprender para passar na prova e esquecer", explica.


Dr. Luis Carlos Meneses destacou a necessidade de um projeto de formação continuada como meio de sanar a lacuna existente na formação docente. "Enquanto a universidade não responde esse projeto de formação continuada passa a ser essencial", ressaltou o palestrante sobre a importância do trabalho desenvolvido por centros de formação como o Antonino Freire. 

Sobre a Reforma do Ensino Médio, que hoje gera debates, Dr. Luís Carlos apontou aspectos pros e contra, destacando que a maior parte dos estudantes do Ensino Médio sequer prestam o Exame Nacional de Cursos (Enem), daí a necessidade de repensar o conteúdo que está sendo trabalhado. Ele também alertou sobre o perigo da profissionalização precoce. 


Também participaram do encontro o superintendente da Seduc, Carlos Alberto (Carlão), a técnica da Seduc, Risalva Cardoso, a diretora geral Gildete Milu, a diretora adjunta, Regina Sabóia e o diretor de formação Sebastião Gomes. Além de professores de física, alunos do curso de Física e alunos bolsistas do Pibid.