Alunos da Seduc disputam vaga no Parlamento Juvenil do MERCOSUL

Dois estudantes da rede pública estadual de ensino tiveram seus projetos selecionados, na fase estadual, para a edição do Parlamento Juvenil do MERCOSUL/PJM 2016-2018, coordenado pela Assessoria Internacional do Gabinete do Ministro da Educação, com apoio da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC).

O Parlamento Juvenil do MERCOSUL busca promover o protagonismo juvenil, contribuindo para a integração regional dos jovens parlamentares que, após discussões conjuntas, acordam e recomendam a adoção de políticas educativas que promovam uma cidadania regional e uma cultura de paz e respeito à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente.

Gabriel Freitas Lima, aluno do 1º ano do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (CEMTI) João Henrique de Almeida Sousa, escreveu o projeto "Liderança de Turma: A participação ativa e comunicativa dos jovens", que visa incentivar o protagonismo juvenil através da comunicação e participação nas discussões para o planejamento e desenvolvimento das atividades da escola, com foco no diálogo entre alunos e gestores.

Hitaedson Ribeiro Matos, que cursa o 2º ano do Ensino Médio na Unidade Escolar Nossa Senhora da Paz, voltou seu olhar para a deficiência cultural literária dos jovens na atualidade e desenvolveu o projeto "Academia de Letras Juvenil: Protagonismo juvenil a serviço da cidadania", que busca promover a cultura e a prática da leitura e da escrita entre os jovens.

Agora, Gabriel e Hitaedson, disputam uma vaga para representar o Piauí. O eleito terá mandato de dois anos e vai participar ativamente do processo de elaboração e divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil, documento produzido pelo coletivo do PJM, composto por parlamentares juvenis de todos os países-membros e associados.

Apenas jovens com idade entre 14 e 18 anos poderão participar do processo eleitoral. Para votar basta entrar na página do PJM, fazer o cadastro e eleger um dos estudantes piauienses para compor a equipe do Parlamento Juvenil do Mercosul. A votação será aberta no dia 30 de outubro e se estende até 05 de novembro. E o resultado será divulgado no site do PJM no dia 10 de novembro.