Alunos do curso de Agropecuária de Cristino Castro produzem horta escolar


Os alunos do curso técnico em Agropecuária da Unidade Escolar Joaquim Parente, do município de Cristino Castro, região sul do Piauí, estão produzindo uma horta escolar. A atividade faz parte da disciplina olericultura, ministrada pelo professor Jesualdo Campo Pereira.


O projeto de implantação da horta no pátio interno da escola tem como principal objetivo desenvolver atividades que possam levar a sustentabilidade e promover melhorias em vários outros setores dentro da sociedade e da própria escola, além de proporcionar aos alunos aulas práticas e produtivas.  

De todas as etapas de produção, desde a limpeza terreno, preparo do canteiro, aquisição de material para cercamento da horta até o plantio, está sendo percebido pelo professor a real necessidade de cada vez mais a realização de  atividades desse tipo, para englobar a sociedade como um todo no projeto da educação técnica, que hoje é um modelo a ser seguido no Brasil.


Segundo o professor Jesualdo Campos, o processo de construção da horticultura, em que uma das etapas os alunos tiveram o trabalho de coletar garrafas pet e pneus pela cidade, para utilizar no cercamento da horta, pode-se perceber a importância do projeto, uma vez que este proporciona a interdisciplinaridade que busca ser promovida na educação de nosso Estado.

"Durante a prática estou sempre conversando com os alunos, enfatizando que a medida que eles coletam garrafas e pneus estamos atuando na biologia, na geografia, na matemática, porque eles precisam calcular a quantidade de pneus e garrafas para um canteiro, a profundidade do pneu para inserir no solo, a seletividade de material, limpeza urbana, entre outras áreas importantes no processo educacional", frisa o professor. 


Ainda segundo o professor Jesualdo, a meta do projeto está sendo atingido. "Em pouco mais de seis meses de cursos podemos sentir que eles já estão engajados no Projeto da Horta Escolar, através do entusiasmo e da forma produtiva e eficaz que estão realizando as atividades.  Com isso podemos assegurar que estamos promovendo um processo de ensino aprendizagem de forma eficaz, buscando sempre fazer atividades práticas", enfatiza o professor.

Parcerias estão sendo formadas com as fazendas locais para aquisição de esterco, que será usado na horta e nos demais projetos que deverão ser produzidos até o final do curso.