Técnicos da Educação Profissional avaliam encontros com Gerentes Regionais

Após duas semanas de encontros com todas as gerências regionais de educação do Piauí, os coordenadores e supervisores da Unidade de Educação Profissional (Uetep) estiveram reunidos para fazer um levantamento e análise dos principais problemas encontrados nas escolas, que possuem educação profissional.

Questões positivas e negativas foram discutidas com o objetivo de otimizar o atendimento às Gerências Regionais e promover uma maior integração entre escolas, GRE e Seduc. As visitas de monitoramento também estiveram em pauta.

Aspectos como capacitação para professores através de formação continuada, laboratórios, lotação de professores e a necessidade de reunião mais frequentes com gerentes e diretores de escolas foram os temas mais abordados durante a exposição dos técnicos.

Segundo a diretora da Uetep, Adriana Moura, o ponto de partida foi dado e agora vai depender dos técnicos buscarem soluções para os problemas encontrados. "Eu quero que todos tenham conhecimento dos problemas, por menores sejam, para que possamos fazer intervenções e tentarmos solucioná-los. Os monitoramentos são importantes para que possamos fazer o melhor possível para o ensino profissional", afirma.

Ainda de acordo com a diretora, é necessário que haja um cronograma de visitas de monitoramento tanto para o interior como para a capital. Outra medida é a criação de banco de dados atualizado com os professores responsáveis pela educação profissional em cada regional.

No diz respeito a capacitações, Adriana Moura afirma que é de interesse da própria secretária Rejane Dias, que os professores, coordenadores, supervisores, não só da educação profissional, mas todo o corpo docente das escolas da rede estadual de educação sejam mais capacitados, mas no diz respeito a educação profissional, os próprios técnicos poderão apresentar projetos de oficinas e encontros, com seus referidos temas, com o intuito de capacitar o maior número possível de educadores.