10ª e 21ª Gerências promovem Circuito de Ciências

A 10ª e 21ª Gerência Regional de Educação escolheram o sábado (8) para concluir a segunda etapa do I Circuito de Ciências, cujo tema era "Alimentando o Brasil". Na ocasião, os alunos representantes de cada escola presente apresentaram seus trabalhos, frutos de muita pesquisa e orientação.

A comunidade escolar da 10° GRE se reuniu no Instituto Federal do Piauí (Campus de Floriano), com a presença de seis escolas cada uma com um projeto. "Esse tipo de atividade ajuda o aluno a desenvolver o saber e querer sempre pesquisar. Nós nos divertimos muito, fizemos uma abertura seguida da apresentação dos trabalhos, e por fim, foi feita a premiação com a presença de uma banda ao vivo trazida pelos próprios estudantes", conta a gerente Maria Antonieta.

Já na 21° GRE, os alunos se reuniram no CEMTI Professor Raldir Cavalcante Bastos para apresentar os 17 projetos trazidos por 17 escolas. Para a gerente, esse tipo de atividade é produtiva e leva o aluno a produzir seu próprio conhecimento.

"Os alunos foram muito criativos, fizeram várias pesquisas, foram a campo em busca das informações, visitaram empresas do meio alimentício. Atividades como esta fazem com que o aluno se interesse mais ainda pelo saber", conclui.

O I Circuito de Ciência tem como objetivo promover a cultura da ciência na comunidade escolar, realizando atividades que favorecem o letramento científico e a prática de processos investigativos entre estudantes e gestores.

Outras Gerências Regionais, como a 4° e 29° GRE, já promoveram a II etapa do Circuito. As demais devem realizar o projeto ao longo do 3° Bimestre do ano letivo.