Alunos do Pronatec e Projovem Urbano participam da 1ª Feira de Ciências Integrada em Oeiras

Os alunos dos cursos de Enfermagem e Agropecuária do Programa Nacional de Acesso ao Ensino e Emprego (Pronatec) e os alunos com deficiência auditiva que fazem os cursos de Libras e Inclusão Social do Programa Projovem Ubano, participaram na quinta-feira (06), na praça de eventos do município de Oeiras, da culminância da 1ª Feira de Ciências Integrada, organizada pela  8ª GRE (Gerência Regional de Educação).

O evento teve como objetivo fomentar a pesquisa como uma prática de aquisição e divulgação do saber experienciado, contando com a participação de mais  de 10 escolas da rede estadual de ensino, contando com a participação  média de 3.600 pessoas, envolvendo alunos, coordenadores, professores, supervisores, apoios pedagógicos e comunidade em geral.

A programação constou primeiramente da realização de feiras realizadas nas próprias escolas e na quinta-feira todas as escolas levaram todos os projetos e experiências para a praça pública, para a integração entre os cursos e as escolas e exposição para a própria comunidade.

Os alunos do Pronatec levaram para sua barraca uma exposição de frutas e hortaliças produzidas sem agrotóxicos, além da degustação de doces de banana orgânico sem açúcar e distribuição de folders educativos, abordando temas como Alimentação orgânica na saúde: vantagens e desvantagens, hortaliças orgânicas.

De acordo com a gerente da 8ª GRE, Luzia Saldanha, a feira é de suma importância para todos os alunos e professores, porque são nesses momentos de trocas de experiências que se desenvolvem conhecimentos e práticas tecnológicas dentro e fora do espaço escolar, pois a educação como formação humana transcende os limites do ensinar e aprender conteúdos em um espaço de sala de aula.