Escolas promovem a 2ª Etapa do Circuito de Ciências das escolas do Estado

A 4ª e a 20ª Gerências Regionais de Educação promoveram nesta sexta-feira  (7) a culminância da 2ª Etapa do Circuito de Ciências das Escolas do Estado, que está acontecendo ao longo do 3° bimestre deste ano letivo. O Circuito é um projeto da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Ensino (Supen).

O projeto tem como objetivo promover a cultura da ciência na comunidade escolar, realizando atividades que favorecem o letramento científico e a prática de processos investigativos entre estudantes e gestores.

Na 4º GRE, o evento foi realizado na Unidade Escolar Helvidio Nunes e contou com a presença de 27 escolas que apresentaram 48 projetos. "Há 45 dias começamos os preparativos para o evento de hoje e tivemos como base os trabalhos escolhidos na 1° etapa e estamos muito felizes com o resultado", conta o coordenador de Ensino da 4ª GRE, Antonio Avelar.

Para o Gerente da 4ª GRE, Tarcízio Pires Soares, todos os alunos participantes criaram seus projetos baseados no tema "Ciência Alimentando o Brasil". "As escolas acolheram bem ao projeto. Há uma satisfação muito grande em vê-los aqui realizando seu trabalho e mostrando que as escolas tem a capacidade de fazer ciência", afirma.

Na 20° GRE, a escola anfitriã foi a Unidade Escolar Monsenhor Raimundo Nonato Melo, que recebeu oito projetos de oito escolas, com temáticas centradas também nos alimentos.

A aluna Luriele Raiane, do 2° ano, conta que o trabalho desenvolvido partiu de uma pesquisa sobre a alimentação dos próprios alunos. "Nós aplicamos um questionário em todas as escolas nos turnos manhã, tarde e noite questionando se os estudantes praticavam atividades físicas e quais alimentos consumiam para termos uma conclusão de como é a alimentação deles. Com a pesquisa concluímos que: 5,2% possui uma alimentação saudável, 65,6% estão no nível de atenção e 29, 2% não estão levando a alimentação de maneira saudável", afirma.

Segundo a Gerente da 20ª GRE, Luiza Vieira, os projetos ajudam os alunos a pesquisarem mais e mostrarem seu potencial para a ciência. "Esses projetos são importantes, pois os estudantes desenvolvem o que foi aprendido na teoria e passam para a prática. A minha expectativa é que os alunos passem a desenvolver mais o conhecimento deles", afirma.

Ambas as regionais começaram suas apresentações pela manhã com o encerramento acontecendo às 17h. No sábado (08) é a vez da 21° Gerência Regional apresentar as pesquisas feitas pelos seus alunos no CEMTI Prof. Raldir Cavalcante Bastos e da 19° Gerência Regional no CEEP Lorival Parente, das 9h às 17h