Equipe do Poupança Jovem realiza monitoramento das escolas beneficiadas

A coordenação do Poupança Jovem está realizando o monitoramento de rendimento nas 56 escolas nos 44 municípios contemplados pelo projeto. O levantamento, que segue até o dia 21 de outubro, servirá para tabulação de dados de frequência e desempenho referente ao primeiro semestre.

"A cada semestre, as escolas contempladas serão visitadas por nossas equipes para que possamos fazer o acompanhamento da frequência dos alunos através do sistema ISeduc e ficha de acompanhamento de frequência", explica Luiza Costa, coordenadora do PJPI.

O poupança Jovem é um projeto de incentivo educacional direcionado aos alunos do Ensino Médio dos 77 municípios que apresentam as maiores taxas de extrema pobreza. A expectativa é que 18.500 alunos matriculados na rede Estadual sejam atendidos, sendo utilizados R$ 29.320.200, oriundos de parceria com o Banco Mundial para execução do projeto.

Ele prevê uma bolsa poupança anual como prêmio por aprovação em cada ano do Ensino Médio. Nos anos de 2015/2016 foram investidos R$ 3.114.700,00 em pagamento da bolsa, alcançando mais de 7.082 alunos em 56 escolas contempladas pelo projeto. A meta é que diminuam a evasão e reprovação, aumentando o índice de aprovação nessa modalidade.

Pelo programa, ao concluir o primeiro ano o estudante recebe R$ 400. As demais parcelas são de R$ 500 no segundo ano e R$ 600 no último ano do Ensino Médio. O estudante ou responsável tem o direito de retirar 40% de cada um dos dois primeiros depósitos efetuados. Somente a última parcela pode ser retirada integralmente, junto com o saldo remanescente das anteriores e os rendimentos. Para receber cada pagamento, o aluno precisa ser aprovado ao final do ano.