Seduc analisa projeto de pesquisa na Educação Profissional para potencializar territórios

Os técnicos da Seduc estiveram reunidos hoje com técnicos da Fundação Cepro, Secretaria de Planejamento (Seplan), Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), para analisar e discutir sobre o Projeto "Educação Profissional de Nível Médio, Arranjos Produtivos Regionais e Estratégia de Desenvolvimento no Piauí", elaborado pela Fundação Cepro, após uma solicitação feita pela própria Seduc, por meio da Unidade de Educação Técnica Profissional (Uetep).

O objetivo é caracterizar e analisar a dinâmica socioeconômica do Piauí, no contexto nacional e global, e construir cenários para a demanda potencial de Educação Profissional, em especial a de Nível Médio, numa estratégia de desenvolvimento mais acelerado, inclusivo e sustentável do estado. 

A execução do projeto vai contribuir para a construção de um sistema de informações que permita o monitoramento da oferta de educação profissional, em termos de atendimento, territorialização, desempenho e resultados; mapear a oferta de Educação Profissional em seus diferentes níveis e modalidades para subsidiar a articulação de esforços das várias redes de Ensino Médio, Educação Superior e Formação Inicial e Continuada.

Além disso, o projeto pretende avaliar o impacto da Educação Profissional de Nível Médio na trajetória dos estudantes e na socioeconomia piauiense, pelo acompanhamento dos egressos no mercado de trabalho e da continuidade de estudos; identificar e analisar a dinâmica e as potencialidades das diferentes cadeias produtivas nos Territórios de Desenvolvimento, como também contribuir para a definição de um modelo de articulação dos diferentes atores sociais envolvidos na formação profissional.

Foram apresentados quatro produtos e um plano de atividades com recursos humanos e financeiros para previsão de execução do projeto até junho de 2017.Entre os produtos apresentados estavam a sistematização e complementação dos dados sobre a oferta de educação profissional pela Seduc; o mapeamento da oferta de educação profissional de Nível Médio e como Formação Inicial e Continuada por territórios de desenvolvimento; acompanhamento de egressos dos cursos de Formação Profissional de Nível Médio e a demanda efetiva e potencial de formação e qualificação profissional em diferentes níveis por territórios de desenvolvimento

Para o presidente da Fundação Cepro, Antonio José Medeiros, com a execução do projeto, a Educação Profissional vai desempenhar uma função estratégica no desenvolvimento do estado, facilitando a contextualização da oferta no processo expansão e inovação, permitindo que haja uma demanda efetiva no mercado de trabalho de cada território.

Segundo a diretora da Uetep, Adriana Moura, a intenção do governador Wellington Dias juntamente com a Secretária de Educação, Rejane Dias, é oportunizar a qualificação através de uma demanda potencial, ou seja, preparar uma mão de obra local qualificada para atender os possíveis empreendimentos que venham a surgir na região.