Piauí realiza segunda rodada da oficina Jovem de Futuro

As atividades da segunda rodada da Oficina Pedagógica da ferramenta de gestão Jovem de Futuro continuam a todo vapor. O evento acontece no Hotel Blue Tree e prossegue até amanhã, 07 de outubro.

Participam da segunda rodada educadores da  1ª, 2ª, 3ª, 5ª, 9ª, 19ª, 20ª e 21ª GREs, dentre eles; Dupla gestora escolar (Diretor titular e Coord. Pedagógico), ACGs, Dupla de professores das Escolas do Jovem e Futuro (01 Língua Portuguesa e 01 Matemática) e Dupla Gestora da GRE (Gerente e Coordenador de Ensino).

A Oficina Pedagógica é um encontro de trabalho, em formato de devolutivas pedagógicas, para que as escolas participantes do Jovem de Futuro, a partir da reflexão sobre a relação entre os resultados das avaliações externas e as ações de gestão escolar e de ensino aprendizagem, possam promover melhoria dos resultados de rendimento escolar.

O representante do Instituto Unibanco, Marcos Alexandre, iniciou as atividades com a palestra "Como melhorar o ensino e aprendizagem a partir de dados de avaliações externas".

Na oportunidade, Marcos falou que a oficina é indispensável para o desenvolvimento da ferramenta de gestão Jovem de Futuro. "O encontro constitui em formas alternativas de formação dos professores, incentivando-os a usar os resultados das avaliações para melhoria da prática docente, por meio da criação de estratégias e condições didáticas para que isso aconteça", afirma Marcos.

Para Cleidiana Sabóia, Agente de Circuito de Gestão -ACG da 3 Gerência Regional da Educação, do município de Piripiri, as formações são indispensáveis para um melhor desempenho dos gestores dentro da sua comunidade no que se refere ao aprimoramento de conhecimentos e habilidades técnicos, conceituais e humanas para aplicação da metodologia aliada à gestão escolar.

Já para Jorgelande Mendes, também ACG, o objetivo maior é o alcance das metas. "O encontro dá oportunidade ao professor de se qualificar apropriando-se na metodologia gestão para resultados junto à sua comunidade escolar", afirma a educadora.

A oficina segue no período da tarde, o grupo será dividido em três subgrupos para oficinas especificas; Gestores, Professores de língua portuguesa e Professores de matemática.

Parceria

A parceria entre a Secretaria da Educação e o Instituto Unibanco para implementação do Jovem de Futuro acontece desde 2015, beneficiando cerca de 137 escolas públicas de Ensino Médio do Piauí. Os resultados já alcançados levaram à adoção do Jovem de Futuro como estratégia de gestão da rede de Ensino Médio. Essa estratégia inclui a mobilização e formação dos agentes públicos de educação, a definição de metas para a rede de ensino e para cada escola, assessoria técnica à equipe da Secretaria, acompanhamento das escolas, monitoramento de resultados, entre outras ações, sempre com o envolvimento dos profissionais da educação - técnicos e gestores escolares.