Novos cursos técnicos serão implantados em três municípios



A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Unidade de Educação Técnica Profissional (Uetep), vai ofertar novos cursos técnicos nos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) nas cidades de Pedro II, Piripiri e Picos.  A implantação faz parte de uma parceria realizada entre a Seduc e a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Piauí (Sedet).

O objetivo é profissionalizar alunos da área técnica de Eletromecânica e Análise Clínica, Design de Joias, Redes de Computadores e Apicultura. Na oportunidade, técnicos da Seduc e Sedet realizaram visitas técnicas nos municípios para analisar as estruturas que receberão os cursos técnicos profissionais de longa e curta duração.



Segundo o gerente de Pesquisa da Sedet, Hermes Castelo Branco, as visitas nos centros configuram-se como um trabalho de campo. "Durante as visitas foram apresentados aos técnicos da Seduc as estruturas dos CVTs, com todas as suas instalações. Desta forma, na hora da oferta dos cursos, eles terão ideia de como são os espaços físicos dos laboratórios e qual a estrutura disponível para que se possa ofertar as qualificações profissionais planejadas", explicou.

De acordo com o técnico da Seduc, Patrick Soares, as visitas in loco são necessárias para a preparação do material. ?Conhecendo as estruturas locais podemos preparar todo o material necessário para a implantação dos cursos. A princípio, já aprontamos o material pedagógico a ser utilizado nos cursos técnicos profissionalizantes de curta duração. Os alunos irão fazer as aulas pedagógicas na sala de aula e, nos centros, as aulas práticas?, afirmou Patrick Soares.



No Centro Tecnológico de Piripiri (Centepi) serão realizados os cursos de Eletromecânica e Análise Clínica.  Os cursos de Joalheria e Design de Joias vão ser ofertados no Centro de Treinamento em Artefatos Minerais de Pedro II (Cetam) e no município de Picos, no Centro de Tecnologia Apícola do Piauí (Centapi), serão ofertados os cursos de Redes de Computadores e Apicultura.

O presidente da Associação de Joalheiros de Pedro II (Ajolpi), Antônio Mário, enfatizou que os cursos que atraem novos alunos que procuram perspectivas de crescimento profissional. "Todos os alunos que já participaram de cursos anteriores já estão nos cobrando mais cursos. Além disso, há solicitações de outras pessoas que nunca fizeram cursos e que pretendem se especializar em algo que promova o seu crescimento pessoal e profissional", disse Antônio Mário.