Oficina Pedagógica do Jovem de Futuro reúne profissionais de todo o Estado

Cerca de 300 profissionais da educação da ferramenta de gestão Jovem de Futuro participam na manhã desta quarta-feira, 05 de outubro,  no auditório do Hotel Blue Tree, da primeira rodada da Oficina Pedagógica da ferramenta de Gestão Jovem de Futuro. O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Educação, em parceria com o Instituto Unibanco.

A abertura da programação foi feita pelo agente de Governança da Seduc, Eduardo Castelo Branco, na oportunidade deu boas-vindas aos participantes, e falou da importância do encontro. "No final de 2015 realizamos as avaliações do Ensino Médio e em seguida, no primeiro semestre de 2016, fizemos toda tabulação que gerou os resultados de pró-eficiência em língua portuguesa e matemática. O que estamos fazendo hoje é analisando esses resultados da rede, envolvendo professores de matemática e língua portuguesa, diretor e coordenador", declarou Eduardo.

O agente ainda destacou que é preciso analisar criticamente esses resultados e buscar ações corretivas através de planos de ações que possam agregar valores e melhorara a qualidade da educação no Estado.

Na sequência do evento o superintendente de Ensino da Seduc, Carlos Alberto, ressaltou que esse é um momento de diálogo. "Com a oficina,  esperamos que os resultados constituam os objetivos que a escola almeja atingir, a fim de sustentar o foco principal da ferramenta de gestão Jovem de Futuro. Estes estão direcionados: ao aluno, para melhorar o desempenho e reduzir a evasão escolar; ao professor, para contribuir com a prática pedagógica e aumento da frequência e, ao grupo gestor para promover uma gestão escolar voltada para resultados. Com o ambiente escolar conservado, um plano de gestão ativo, alunos e professores motivados, o sucesso da comunidade escolar é garantido", declarou Carlos Alberto.

O evento foi conduzido pela equipe de formadores do Instituto Unibanco, comporta pelos técnicos Helder Ribeiro, Daiane Cristine Moraes, Sandra Aparecida, Regina Carvalho, Luciana Cury, Sandra Maria Tedeschi, Marcos Alexandre.

Durante o período da manhã Marcos Alexandre ministrou a palestra com o tema "Como melhorar o ensino e aprendizagem a partir de dados de avaliações externas", onde foi feita reflexão sobre a relação entre os resultados das avaliações externas e as ações de gestão escolar e de ensino aprendizagem, buscando promover melhoria dos resultados de rendimento escolar.

O evento prosseguiu no turno da tarde. Cada formador desenvolveu uma oficina específica com os seguintes objetivos: Realizar a leitura e interpretação dos dados referentes aos resultados das avaliações externas; Dialogar sobre as ações / intervenções no campo da gestão escolar e no campo da gestão de ensino e aprendizagem que se colocam como potentes para melhorar os resultados alcançados; Analisar o Plano de Ação da Escola e o Planejamento Didático das áreas, prevendo as possíveis adequações e as mais indicadas intervenções de gestão escolar; dentre outras oficinas.

O evento segue nesta quinta-feira, 06 de outubro, para os educadores da  1ª, 2ª, 3ª, 5ª, 9ª, 19ª, 20ª e 21ª GRE´S. Os profissionais que participaram da primeira rodada da Oficina Pedagógica, participarão amanhã do treinamento iSeduc Módulo Pedagógico, no Centro de Ensino Médio e Profissional de Tempo Integral (Cempti) Zacarias de Góis (Liceu Piauiense).