CIES promove capacitação no IX Colóquio da inclusão da Pessoa com Deficiência

O Centro Integrado de Educação Especial (Cies) promove ao longo desta semana o IX Colóquio pela Inclusão da Pessoa com Deficiência na Escola Regular, cujo tema trabalhado este ano são "Atualizações no Processo de Ensino e Aprendizagem para Crianças com Deficiência Intelectual".

Cerca de 80 professores estão participando até o dia 7 de outubro de oficinas, mesas redondas e palestras voltadas para temáticas como: "Distúrbio do processamento auditivo central e a dificuldade de aprendizagem", "O diagnóstico do autismo no espaço escolar: o que dizem as mães"?, "Lei Brasileira de inclusão", dentre outros temas.

De acordo com a Gerente de gerente de Educação Especial, Eleonora Sá, o colóquio existe desde a fundação do CIES, sempre com o objetivo de passar vivências e experiência de profissionais da casa para os professores do ensino regular do estado.  "Fazemos isso de forma bem lúdica e agradável, para que os educadores adquiram mais informação para melhor oferecer auxílio ao aluno e fazer com que ele sinta todo seu potencial", explica.

A diretora do Cies, Fátima Macêdo, afirma que todas as dinâmicas feitas no colóquio são pensadas para que haja um maior aproveitamento das atividades. "O objetivo é melhor atender a esses alunos, logo todos os professores e outros profissionais vão participar de todas as oficinas, dividimos eles em quatro grupos para que houvesse esse revezamento e todos pudessem participar", finaliza.

Com a conclusão do Colóquio todos os envolvidos receberão o certificado de participação e capacitação do evento.