Antonino Freire inicia I Colóquio de História para professores

O Centro de Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire iniciou na manhã desta terça-feira (4) a Formação Continuada dos Professores de Humanas/História da Educação Básica da rede estadual de Educação do Piauí. 


De acordo com a diretora geral do Centro de Formação Antonino Freire, Gildete Milu, a iniciativa tem como foco a atualização profissional do professor de humanas dentro da proposta de formação continuada com a qual o Centro de formação vem atuando. O segundo encontro acontecerá dia 18 de outubro com o tema Políticas Públicas para Educação. 


A abertura do encontro foi marcada pela palestra com o tema "O Ensino de História em Interface com outras linguagens" proferida pela professora doutora Ana Cristina Meneses (UESPI) com a participação das estudantes do PIBID: Ana Karolina Freitas Nery e Amara Prysciliana Brandão, tendo como mediadora a professora Maria José Lopes. 


Durante a exposição os professores relataram suas experiências acadêmicas com foco no ensino da disciplina de História utilizando outros recursos didáticos em relação à aula tradicional. "O processo interdisciplinar é uma necessidade em sala de aula", destacou a professora Ana Cristina Meneses. 


Na ocasião também foi realizada mesa redonda com o tema: "Conjuntura Política e Econômica: perspectivas para as políticas públicas no Brasil com foco nas reformas educacionais" com a participação do professor da UFPI, Dr. Antonio Fonseca Neto, a  Dra. Patrícia Soares  de Andrade, presidente do SINDIFPI e do professor  Cláudio Melo, com a mediação da professora Maria José da Costa Sales.  

Na ocasião os professores também colocaram em pauta o impacto da PEC 241 para a educação pública e seu impacto político e social. "É preciso conhecer o impacto da PEC 241 que prevê o congelamento do gasto público", alerta Patrícia Soares.

O encontro também contou com a participação da diretora adjunta, Regina Saboia, da coordenadora dos cursos técnicos, Enileide Carvalho dentre outros profissionais do Centro de Formação.