Atividades artísticas marcam aniversário de 171 anos do Liceu Piauiense


O Colégio Estadual Zacarias de Góis (Liceu Piauiense) comemorou na manhã desta terça (4) seu aniversário de 171 anos em uma celebração regada de muitas apresentações artísticas e bolo. Na ocasião, os alunos do colégio e a comunidade escolar homenagearam a instituição que faz parte da vida estudantil de muitos teresinenses.


Durante a solenidade, os presentes assistiram a performances do corpo de Balé - África, de Onde Viemos (Secult), da Orquestra Sinfônica de Teresina, da Banda da Polícia e do grupo de dança da escola formado pelos próprios alunos, que inclusive foram decisivos na decisão de realizar a comemoração de aniversário.


"Foi um pedido dos alunos. Como temos líderes de turma, eles tiveram a ideia de realizar as comemorações do Liceu. A partir daí, eles se reuniram conosco e começamos a dar início às ideias para a festa", afirma Adriana Lebre, diretora da Escola.

Ainda segundo a diretora, a celebração também é uma oportunidade de comemorar as mudanças que tem acontecido na escola desde a sua reforma inaugurada em 2015. "No começo tivemos alguns atritos decorrente das modalidades estarem antes em prédios separados, mas depois de um tempo conseguimos agregar os alunos e conscientizá-los de que o Liceu é um só", finaliza.

Para o superintendente de Ensino da Seduc, Carlos Alberto, a escola tem percorrido um longo caminho e tem seu potencial visto no discurso das grandes personalidades piauienses que passaram pelo Liceu e relatam o fato com carinho.


"Se lembrarmos dos discursos de vários notáveis do Piauí, você observa que muito deles relatam a passagem pela escola. O Liceu era aquela escola tradicional, que possuía toda aquela perspectiva de crescimento social e de lá para cá essa perspectiva foi se diferenciando e passou a ser acessível a todos. Hoje o Liceu preserva, além da parte histórica, o envolvimento com os alunos. A escola marca a todos", conclui.


O estudante Gilmar Rocha, do 2° ano, afirma que a escola se diferenciou das outras pelo qual passou e que se destaca. "O Ensino aqui é bastante evoluído, das escolas que eu passei sem dúvida é a que mais me identifiquei. Os projetos que realizamos fazem com que tenhamos uma maior interação entre os alunos. Eu me encontrei aqui", finaliza o aluno.