Alunos do Antonino Freire adaptam livros infantis


Os alunos do curso Técnico em Biblioteca do Centro de Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire realizaram nesta segunda-feira (03), uma exposição na biblioteca da instituição e a premiação  dos trabalhos desenvolvidos na disciplina Estímulo à Leitura e Contação de Histórias. Cada equipe escolheu uma obra da literatura infantil e recontou a história em forma de imagens em um livro de ilustrações. 


A iniciativa da professora Lucinária Lustosa teve como objetivo mostrar como é possível reservar um cantinho dentro de qualquer biblioteca para as crianças terem o contato lúdico com o livro. "O resultado do trabalho ultrapassou as expectativas, os alunos mostraram dedicação e empenho no trabalho", avalia a professora. 



A diretora geral do Antonino Freire, Gildete Milu, destacou a importância de se incentivar a leitura e despertar nas crianças, desde cedo, o prazer do contato com o livro . "Reservar um cantinho para trabalhar a leitura especialmente em um período em que as crianças privilegiam o contato com as tecnologias como tablets, por exemplo, em detrimento do livro tradicional é uma forma de estímulo", destaca Gildete. Para a diretora adjunta, Regina Sabóia,  "esse contato com o livro é fundamental para o desenvolvimento da criança. Trabalhar com lúdico é uma forma de atrair a atenção das crianças", frisa.

Um dos diferenciais da apresentação é que as histórias também tiveram uma tradução simultânea na língua brasileira de sinais (LIBRAS).  

Alunos aprovam iniciativa

Os alunos aprovaram a iniciativa e mostraram entusiasmo na exposição das obras ilustradas. Para a aluna Maria do Carmo Nascimento Meneses, que teve seu trabalho premiado em 1º lugar em sua turma, foi muito emocionante. Ela trabalhou a obra "A menina bonita do laço de fita", que aborda a questão do preconceito e da igualdade de gênero. "Procuramos mostrar também que é possível trabalhar o combate ao preconceito a partir da literatura infantil", diz.


A equipe da aluna Andrea Rodrigues Silva apresentou a obra clássica "Branca de Neve e os 7 anões", que também conquistou o primeiro lugar em outra turma. "Ficamos felizes em poder recontar uma história clássica através de imagens e agradar o público", diz Andrea.


Dentre as obras premiadas uma que chamou atenção foi "O Livro que não queria ser brinquedo", da equipe da aluna Josélia Maria Rodrigues Mariano. "Foi gratificante poder trabalhar a literatura infantil. Além disso, também percebemos o envolvimento de todos e a união da turma", destaca a aluna.