Antonino Freire inicia Curso de Multimeios Didáticos


Teve início nesta quinta-feira (29), no Centro de Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire, o curso de Multimeios Didáticos. A aula inaugural foi ministrada pelo professor da Uespi e Coordenador de Tecnologia do Núcleo de Educação à Distância (Nead), Guilerme Eneas Vaz Silva. 

Durante a exposição, Guilherme Eneas destacou a importância do uso racional dos recursos para melhorar a qualidade da aula e do processo de aprendizagem. De acordo com o professor, além dos recursos mais conhecidos como TV, filmes, rádio, materiais cartográficos, hoje o professor não pode ignorar em sala de aula o uso de instrumentos como, por exemplo,  as redes sociais, e-books, dentre inúmeros outros recursos e aplicativos. "O que seria da educação à distância se não tivesse tecnologia?", indaga o professor.

O professor destacou que a figura estereotipada do mestre de antigamente tem passado por transformações irreversíveis e que, hoje, existem muitos recursos sem custos financeiros que podem melhorar a qualidade da aula e facilitar a vida do aluno. "Multimeios são todos os recursos que podem melhorar o processo de ensino aprendizagem e não necessariamente recursos tecnológicos", explicou.

O Gerente de Formação, Rogério Oliveira, fez a abertura do Curso destacando que este é apenas um dos cursos que estão sendo promovidos através do Núcleo Gestor do Antonino Freire com o objetivo de promover a qualificação do profissional da educação da rede pública estadual.

Para a coordenadora do curso, Franciane Sousa, a iniciativa visa sanar uma lacuna na formação dos profissionais da educação que precisam se adaptar aos recursos tecnológicos disponíveis, melhorando também a qualidade da educação prestada na rede pública de ensino.