Alunos apresentam projetos de intervenção do I Ciclo de Palestra das Relações Étnico-Raciais

Foi encerrada nesta sexta-feira (23), o I Ciclo de Palestras das "Relações Étnico-Raciais para Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena" promovido pelo Centro de Formação  dos Profissionais da Educação Antonino Freire. Na Breitling replica watches uk ocasião, os professores apresentaram projetos de intervenções a serem aplicados nas respectivas escolas em que atuam.  

Segundo a professora Maria José Sales, da Gerência de Formação (GEFAPI), cada um dos participantes do ciclo de palestras, a partir de agora, devem atuar como multiplicadores. "Isso permitirá alargar os horizontes e melhorar a formação de quem não teve a oportunidade de ter essa formação", explica. A coordenadora do curso, Elenice Maria Ney, destacou a importância de trabalhar o respeito mútuo tanto em sala de aula quanto para a vida.

Atualmente poucas são as escolas que trabalham com uma proposta pedagógica promovendo a valorização das culturas abordadas nas palestras. De acordo com os professores participantes, a proposta incluída no plano pedagógico Replica Rolex Watches da escola deverá sensibilizar os alunos para esses temas, bem como promover a valorização de diferentes culturas.  

Nessa perspectiva, a professora Ateneia Rodrigues desenvolveu um projeto na Unidade Escolar Nossa Senhora da Paz denominado "A construção do orgulho de ser afrodescendente". Dentre as atividades realizadas foram desenvolvidos shows com música afro durante a feira cultural e uma palestra com os temas: Estética e beleza afro e Religião de matriz africana. "O que percebemos foi uma melhora na autoestima de nossos alunos", explica.  

Realizada há mais de um ano, a iniciativa da professora Ateneia servirá de referência para a professora Francisca Ibiapina que aplicará em sua escola o projeto "Quem sou eu - a cor do Brasil", que tem como público-alvo alunos de ensino médio, sendo desenvolvido através de dez oficinas envolvendo a temática afrodescendente.

    

Dentre as propostas voltadas para a temática indígena, a professora Rosalba de Sousa Morais apresentou projeto incentivando o conhecimento da cultura dos povos indígenas para estimular sua valorização. "A meta é buscar a conscientização e sensibilizar para essas questões", explica.