Mais de 500 pessoas visitam o Dia de Campo de Escola Agrícola de Cocais


O IV Dia de Campo realizado neste sábado (17) pelos alunos dos cursos técnicos de agroindústria, agropecuária e administração rural da Escola Família Agrícola dos Cocais, do município de São João do Arraial, reuniu mais de 500 pessoas entre professores, coordenadores, alunos atuais, egressos e comunidade em geral.

Com isso eles conseguiram atingir o objetivo do evento que era a participação do maior número de pessoas possível para divulgação das atividades realizadas pelos próprios alunos dentro da escola, disseminando a importância dos cursos técnicos dentro de uma comunidade rural e  incentivando outros jovens da região a se tornarem alunos da Escola Agrícola de Cocais.

As estratégias utilizadas pelos organizadores foi a de apresentação das atividades desenvolvidas na escola, que caracterizam o perfil dos cursos oferecidos através de 10 ilhas de representação do potencial da mesma.

Eles utilizaram a horta da escola para expor o manejo das hortaliças; através do galinheiro móvel que serve para transportar a galinha no pasto, fizeram a demonstração das inovações tecnológicas; com o manejo do sisteminha tentaram incentivar a comunidade na iniciativa da produção de peixe com o um baixo custo; através dos defensivos alternativos também procuraram fazer a conscientização para o não uso de agrotóxicos, pois além de baixo custo, os defensivos alternativos não agridem o meio ambiente e nem prejudicam a saúde humana.

Através da produção da turma de alunos concludentes do curso de Agroindústria foi feita a exposição da diversidade de alimentos como doce e pizza de abóbora, cocadas, doce de caju, entre outras iguarias.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi bastante discutido entre os participantes, pois através da palestra eles ficaram sabendo sobre os direitos que os agricultores têm de vender 30% dos produtos para o município, com o intuito de aumentar a renda familiar. Além disso, foi abordada também a distribuição na comunidade de mudas frutíferas, medicinais e nativas e a produção de melancia, a  criação de caprinos, a produção de aves e suínos para laboratório e consumo da escola.