Escolas da Rede Estadual realizam o Circuito de Ciências

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Ensino (Supen) e das Gerências Regionais de Educação (GREs), promove ao longo deste 3° bimestre o "Circuito de Ciências das Escolas da Rede Pública de Ensino do Estado do Piauí", que tem suas atividades iniciadas amanhã. Espera-se, em média, a participação de 6000 estudantes de todas as gerências.

O projeto tem como objetivo promover a cultura científica na comunidade escolar, realizando atividades que favorecem o letramento científico e a prática de processos investigativos entre estudantes e gestores.  O circuito ocorre em três etapas: local, realizada pelas escolas;  regional, realizada pelas GREs; e Estadual, realizada em todo o estado.

A técnica da Unidade de ensino e aprendizagem (UNEA), Luanas Maria Batista, que também é uma das organizadoras do evento, conta que o projeto é importante para fortalecer o vinculo da instituição com a ciência a partir dessa mobilização. "O projeto incentiva os alunos a pesquisarem, a realizarem uma troca de experiências, especialmente pelo fato de que no segundo momento esse trabalho irá acontecer em cada GRE e eles poderão dividir ainda mais informações", afirma.

A Etapa Regional deverá ter, em média, 40 trabalhos e cerca de 400 expositores por regional, totalizando em todas as GREs aproximadamente 450 projetos. Destes 450 projetos, apenas 126 projetos irão para a Etapa Estadual.

O "Circuito de Ciências" é parte do "Chão da Escola", uma proposta da Seduc lançada na rede estadual de ensino visando integração curricular a partir da distribuição de temáticas para serem trabalhadas em cada um dos quatro bimestres do ano letivo, com a temática atual sendo a "Ciência na Escola".