Jovem de Futuro é tema de Seminário Internacional em SP

De que forma podem-se conduzir estudos que permitam acumular conhecimento sobre a intervenção e alterá-la na direção de maiores impactos? Como as avaliações e pesquisas educacionais podem apoiar os gestores nas tomadas de decisão? Quais cuidados devem ser tomados na interpretação das lições internacionais sobre avaliação no contexto brasileiro?

Essas e outras questões estão sendo debatidas desde a manhã de quinta-feira (15), no Seminário Internacional Caminhos para a Qualidade da Educação Pública: Impactos e Evidências, que acontece em São Paulo, o segundo da série inaugurada em 2015. Pesquisadores nacionais e internacionais, que realizaram avaliações e pesquisas de programas, e gestores responsáveis pela implementação das intervenções apresentam os desafios e os ganhos possibilitados por essa produção de conhecimento.

Gestores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estão participando do evento. Dentre eles, o superintendente de Ensino, Carlos Alberto Pereira; o superintendente de Ensino Superior, Ellen Gera; a diretora de Ensino e Aprendizagem, Rizalva Cardoso; a diretora da Unidade de Gestão de Pessoal, Francisca Mascarenhas; a diretora da Unidade de Gestão e Inspeção, Ana Rejane; a gerente de Ensino Médio, Alcina Sotero e o agente de Governança, Eduardo Castelo Branco.

Entre os casos que já foram destacados, está a apresentação pelo Instituto Unibanco do impacto do Jovem de Futuro, sua estratégia de produção e uso de evidências para o redesenho da intervenção. Implementado desde 2007, o programa tem como objetivo fortalecer nas redes públicas de ensino a gestão escolar voltada para resultados de aprendizagem. Desde então, uma série de avaliações com desenho experimental, coordenadas pelo professor Ricardo Paes de Barros, vêm sendo conduzidas.

Para o agente de Governança da Seduc, Eduardo Castelo Branco, o Seminário é de grande importância para o desenvolvimento das atividades no Estado. "Estar com 25 atores da educação da rede estadual do Piauí, vivenciando esta temática, é uma excelente oportunidade para uma reflexão sobre nossas escolhas de fazer uma gestão de qualidade para que possamos potencializar a Educação por resultados através da metodologia Jovem de Futuro", declara Eduardo.

O Seminário Internacional Caminhos para a Qualidade da Educação Pública: Impactos e Evidências prossegue durante toda esta sexta-feira (16) com uma vasta programação.