Alunos/atletas do Piauí embarcam para João Pessoa para participar dos Jogos Escolares

Cerca de 90 componentes, entre alunos e técnicos, da delegação piauiense embarcaram no domingo (18) para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, que acontece de 20 a 29 de setembro, em João Pessoa (PB). A delegação piauiense participará da primeira fase da competição, que disputam as modalidades individuais. A saída da delegação aconteceu às 19 horas, da Assembleia Legislativa do Piauí.

De acordo com o chefe da delegação e Diretor de Esporte Escolar da Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi), Jorge Geovane Dias, é fundamental o papel que cada atleta terá nos jogos. "A tendência é representar muito bem o Estado do Piauí nesse evento nacional. O esporte piauiense tem qualidade para conquistar vitórias importantes e termos bons resultados, pois estamos levando atletas com índices bastante favoráveis", disse.

A competição terá a disputa de 13 modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, lutas, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei. O objetivo principal do evento é contribuir para a inclusão social dos jovens através do esporte, além de servir de plataforma para a identificação de atletas para o alto rendimento.

Como inspiração para os jovens talentos do esporte nacional, o COB selecionou 10 atletas olímpicos ou pan-americanos que serão os Embaixadores dos Jogos em João Pessoa e terão a função de levar o exemplo positivo da prática esportiva para os jovens participantes, através do contato direto, palestras e atividades educativas.

Os atletas escalados como embaixadores são: Vanderlei Cordeiro (atletismo), que acendeu a Pira Olímpica nos Jogos Rio 2016, Daniel Paiola (badminton), Helen Luz (basquete), Angélica Kvieczynski (ginástica rítmica), Fabiana Diniz, a Dara (handebol), Sarah Menezes (judô), Lais Nunes (luta), Matheus Santana (natação), Ligia Silva (tênis de mesa) e Helia Fofão (vôlei).

Grande parte dos alunos/atletas selecionados na etapa estadual participa pela primeira vez dos Jogos, é o caso do aluno/atleta Wanderley Nauvarro da Costa Jr, de 14 anos, da Unidade Escolar Dom Severino que vai disputar duas categorias da natação e disse estar bastante ansioso para a competição. "A minha expectativa é a melhor possível, eu treinei bastante e me sinto preparado. Estou bastante ansioso para os jogos, bem como para outros que virão". comenta o estudante.

Anualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40 mil escolas de quase 4 mil cidades do Brasil.

Além das competições, na fase nacional, organizada pelo COB, os jovens atletas terão à disposição uma série de eventos paralelos. O programa socioeducativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos valores olímpicos. Esse ano, o tema geral do evento será "Esporte e Cinema".

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo do Estado da Paraíba e patrocínio máster da Coca-Cola.

Os jovens atletas estarão disputando medalhas na modalidade individual, a natação, judô, luta olímpica, atletismo, badminton, xadrez e tênis de mesa. Para as modalidades coletivas o embarque acontece dia 23 do mesmo mês, em horário ainda a ser definido.