Comitiva do Jovem de Futuro do Piauí participa de Seminário Internacional em SP



No final da tarde da última quarta-feira, 14 de setembro, profissionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) que integram a equipe da ferramenta de gestão Jovem de Futuro, embarcaram com destino à São Paulo, para participar da segunda edição do Seminário Internacional Caminhos para a Qualidade da Educação Pública: Impactos e Evidências. O encontro é uma realização do Instituto Unibanco e Folha de S. Paulo, com apoio do Insper.


A solenidade de abertura acontece nesta quinta-feira, 15 de setembro. Os dois dias previstos para o evento serão palco de discussões sobre o Jovem de Futuro (JF). A ferramenta de gestão JF, foi criada pelo Instituto Unibanco em 2007 e implantado no Piauí em 2015 para fortalecer a gestão escolar nas redes públicas de ensino.

Além disso, o seminário irá reunir pesquisadores nacionais e internacionais para debater, entre outros tópicos, o apoio das universidades à gestores no que se refere a tomada de decisões e os cuidados a serem considerados na hora de adaptar experiências estrangeiras ao contexto brasileiro.


Dentre os nomes da comitiva da Seduc que participam do Seminário Internacional, estão o superintendente de Ensino Superior, Carlos Alberto,  diretora de Ensino e Aprendizagem, Rizalva Cardoso, diretor da Unidade de Educação com Mediação Tecnológica da Seduc, Ellen Gera, diretora da Unidade de Gestão de Pessoal da Seduc, Francisca Mascarenhas, gerente do Ensino Médio, Alcina Sotero, agente de Governança, Eduardo Castelo Branco, diretora da Unidade de Gestão e Inspeção, Ana Rejane, dentre outros.

As mais de 17 horas de programação serão iniciadas com Ricardo Henriques, do Instituto Unibanco e Ricardo Paes de Barros, do Instituto Ayrton Senna falando sobre "Impacto da gestão educacional e uso de evidências: reflexões a partir do Jovem de Futuro". Em seguida, "Produção e uso de evidências para aprimorar políticas educacionais" será o tema da roda de debate de Greg Welch, Ricardo Madeira, da USP e de Roberto Lent. Cada mesa terá duas horas de duração.




O evento prossegue até sexta-feira, 16, no Teatro CETIP - Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.