Governador assina decreto que autoriza afastamento de professores para mestrado e doutorado



O governador Wellington Dias assinou nesta quinta-feira (08), no Palácio do Karnak, o decreto que autoriza o afastamento dos servidores efetivos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) que vão cursar mestrado e doutorado com ônus para a Seduc.

Na ocasião, o governador Wellington Dias destacou o empenho do Governo do Estado em ampliar o número de vagas para esse tipo de qualificação,  contemplando assim um maior número de professores. "Desejamos que, no retorno, esses profissionais possam contribuir para o desenvolvimento da educação do Piauí", disse Wellington Dias. 



De acordo com a secretária da Educação Rejane Dias, o ato representa a valorização e o reconhecimento  dos professores que buscam a qualificação nos programas de mestrado e doutorado. "Isso vai repercutir na melhoria da qualidade do ensino da Educação Básica", destacou a secretária, anunciando que a Seduc está buscando outras parcerias com universidades como a de Pernambuco, que tem por objetivo ampliar  o número de vagas para stricto sensu. 



A doutoranda Eliana Pereira de Carvalho falou em nome dos professores que estão se afastamento para qualificação. "Esse momento simboliza um marco na luta de todos que galgam por maior qualificação profissional. Agradecemos a oportunidade ao governo do Estado e nos comprometemos a dar nossa parcela de contribuição na construção da educação do Piauí", disse Eliana.  

Entre 2003 e 2015,  cerca de 500 professores já foram liberados para estudos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). A Diretora Geral do Centro de Formação Antonino Freire, Gildete Milu, informou que neste ano de 2016 a Seduc, por meio do  Setor de Afastamento para Estudos Stricto Sensu dos Profissionais da Educação do Piauí (Saespi), deferiu 53 processos sendo 40 para o Piauí e 13 para outros estados da federação. 



Na ocasião o superintendente de Ensino da Seduc, Carlos Alberto Pereira, informou que recentemente a equipe da Seduc esteve na Capes tratando de uma parceria que a instituição vai firmar com a Universidade Federal de Pernambuco  para  os cursos de mestrado e doutorado no Estado do Piauí. 

A solenidade contou com a presença do Reitor da Uespi, Nouga Cardoso; do pró-reitor de pesquisa da UFPI, Pedro Vilarinho; do secretário de governo, Merlong Solano;  do Secretário de Previdência e Administração, Franzé Silva; do Presidente da Fapepi, Francisco Guedes; da diretora adjunta do Centro de Formação, Regina Sabóia, dentre outros colaboradores da UFPI, UESPI e Centro de Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire.