Dez escolas da rede estadual devem participar do projeto Testemunho Vivo


As escolas da rede estadual estão sendo beneficiadas com o projeto "Testemunho Vivo", que tem o intuito de levar aos alunos da rede pública ações de prevenção ao uso das drogas, além de conscientizar a família e comunidades em geral sobre a gravidade e consequência das drogas na sociedade. O projeto está sendo desenvolvido pela Fazenda da Paz em parceria com a Secretária de Estado da Educação (Seduc).

Nos dias 1° e 2 de setembro, o Centro de Ensino Médio de Tempo Integral Moderna, localizado em São Raimundo Nonato, se firmou como a segunda escola a receber o projeto, que teve inicio na Unidade Escolar Auristela Soares Lima, em Teresina. Ao todo, dez escolas devem participar do "Testemunho Vivo", que tem previsão para ser encerrado em dezembro.

O projeto é trabalhado por meio de palestras, dinâmicas, poesias, redações junto aos alunos e, ainda, o testemunho de ex-usuários, que como o próprio nome já havia dito, relata suas histórias, dando o testemunho, de forma que os alunos venham a conhecer de perto a destruição que o uso de drogas causa na vida das pessoas.


A coordenadora de Projetos da Fazenda da Paz, Eliane Lopes, conta que o projeto está se encaminhando dentro das expectativas. "Como nós lidamos com adolescentes, geralmente eles estão muito interessados em saber sobre a temática. As palestras despertam neles a prevenção, a necessidade de se proteger. Estamos felizes com o andamento", afirma.

O trabalho é sempre realizado em dois dias, um dedicado aos estudantes e outros aos professores e demais funcionários, como afirma a coordenadora. "Nós temos que ajudar a comunidade escolar a identificar um aluno que apresente características diferentes e reportar caso veja, de modo que o aluno possa ser ajudado", finaliza.

Outras escolas já estão com datas marcadas para receber a visita, confira abaixo o calendário:

- 22 e 23 de Setembro

Unidade Escolar Antonieta Ribeiro Moraes, Demerval Lobão.

- 6 e 7 de Outubro

U.E. Polivalente Lima Rebelo, Parnaíba.

- 27 e 28 de Outubro

Unidade Escolar Maria Antonieta, Valença.