Seduc realiza assinatura do termo de afastamento para mestrado e doutorado de professores

Será realizado na próxima quinta-feira (08), às 11h30 no Palácio do Karnak,  a assinatura do Termo de Compromisso e Licença para Estudo dos professores da rede estadual de educação, que estão cursando a partir de 2016, mestrado ou doutorado. Participam da solenidade tanto os contemplados com o afastamento quanto seus familiares e os servidores da Seduc.

De acordo com o Setor de Afastamento para Estudos Stricto Sensu dos Profissionais da Educação do Piauí (SAESPI) do Centro de Formação Antonino Freire, entre 2003 e 2015 mais de 500 professores já foram liberados para estudos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) tanto em instituições no estado do Piauí quanto em instituições de outros estados da Federação e também no exterior.

Em 2016, a Seduc, através do Setor de Afastamento para Estudos Stricto Sensu dos Profissionais da Educação do Piauí, recebeu um total de 65 processos de solicitação de afastamento. Desse total foram deferidos 53 processos, sendo 40 para o estado do Piauí e 13 para outros estados da Federação.

De acordo com diretora geral do Centro de Formação, Gildete Milu, a maior vantagem é que o professor se afasta com sua remuneração, ou seja, o Estado paga para que ele passe, no mínimo, dois anos, em processo de formação nos cursos stricto sensu (mestrado, doutorado ou pós-doutorado).

Isto é possível porque a Lei complementar 071/2006, que institui o Plano de Cargo Carreira e Vencimentos dos Trabalhadores da Educação Básica do Estado do Piauí, prevê em seu artigo 67 que o servidor beneficiado com a licença para aperfeiçoamento profissional será afastado de suas atividades  laborais sem prejuízo dos seus vencimentos.

Outra vantagem significativa segundo a coordenadora do SAESPI, Jaqueline Penha, é que "ao retornar do mestrado e doutorado, o professor tem um incremento no salário de em média 24% e 50% respectivamente conforme a titulação adquirida", explica Jaqueline.