Alunos da rede pública participam de feira das profissões da UFPI

Cerca de 90 alunos da rede estadual de ensino da cidade de Barras participaram da Feira das Profissões na Universidade Federal do Piauí, em Teresina. O evento aconteceu no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), do Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, no período de 30 e 31 de agosto. A iniciativa beneficiou os alunos do ensino médio da Unidade Escolar Gervásio Costa e do CEMTI Francisca Trindade.



A gerente da 2ª GRE, Liliana Carcará, explica que os alunos farão o Exame Nacional do Ensino Médio e, consequentemente, terão que escolher uma área de atuação. Para auxiliá-los, as escolas proporcionaram o conhecimento mais aprofundado em cada profissão, participando da feira. "A feira vocacional ajuda os estudantes nesse momento tão importante da vida deles, na qual precisam escolher que curso fazer e que profissão seguir", disse a gerente.



Preparação para o ENEM

As escolas da rede estadual de ensino da cidade de Barras intensificam a preparação dos alunos tanto na hora de escolher o curso, como para fazer as provas. Os estudantes estão participando das revisões do Canal Educação e de aulas extras de reforço aos sábados.

A ideia, segundo o diretor adjunto da U.E. Gervásio Costa, Joanderson Sousa, é repetir os bons resultados dos anos anteriores, no qual a escola foi destaque em aprovações para os cursos de medicina, odontologia, direito, engenharia e licenciaturas.



Feira também contou com presença dos alunos do Pronatec 


Os alunos do CEEP Des. Henrique Couto do Curso Técnico em Recursos Humanos, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico em Emprego (Pronatec), também participaram da IV Edição da Feira de Profissões.

Na visita, acompanhada pela professora Alexandra Mousinho, os alunos puderam dialogar e tirar dúvidas com alunos que já fazem parte dos cursos ofertados pela universidade. Segundo a professora, o evento é importante para os alunos conhecerem os cursos para assim fazerem uma escolha mais segura. ?Quando você examina cursos de várias áreas está abrindo o leque de possibilidades. As informações levam a uma escolha mais consciente do curso superior, contribuindo também para a redução dos índices de evasão na Universidade?, lembra Alexandra.