Escola de Murici dos Portelas avança etapas na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

O texto produzido pela estudante Juciane Pereira dos Santos, aluna do 3º ano ensino médio na Unidade Escolar Otávio Escorcio Gomes, na cidade de Murici dos Portelas, foi selecionado para a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa.

Com o título: "Uma cultura que não se apaga", a jovem discorreu sobre a tradição da farinhada que é realizada entre os meses de junho e agosto na comunidade em que mora. A aluna enfatizou a união das famílias no processamento da mandioca e produção da farinha, na zona rural de Murici dos Portelas.

A diretora da escola, Ivoneide Araújo, demonstrou grande satisfação com o resultado e lembra a comunhão de esforços dos educadores no incentivo à leitura. "Temos uma pequena biblioteca, mas que é muito utilizada. Nós repassamos aos alunos a importância da leitura no contexto geral da vida. Trabalhamos todas as disciplinas de forma integrada e mostramos que até para aprender matemática é preciso saber interpretar, é preciso ter uma boa leitura", disse a diretora.

A Olimpíada de Língua Portuguesa "Escrevendo o Futuro" é um concurso de produção de textos para alunos e professores de escolas públicas, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e tem como temática é "O lugar onde vivo". A experiência de produção de textos possibilita aos alunos a ampliação de seus conhecimentos na linguagem, além de aprofundar o olhar sobre o lugar em que vivem, estreitando os laços entre escola e comunidade.

As competições se estendem até o mês de dezembro, envolvendo etapas locais, regionais e nacionais. A Olimpíada de Língua Portuguesa vai premiar os participantes da seguinte forma:

- 500 alunos semifinalistas e seus professores: medalha, livros e participação em oficinas culturais e de formação.
- 152 alunos finalistas e seus professores: medalha, tablet e placa de homenagem para a escola.
- 28 professores semifinalistas: notebook.
- 20 alunos vencedores e seus professores: medalha, notebook e  impressora.
- Escolas dos 20 vencedores: computadores, impressora, projetor, telão para projeção e livros.