Jovem de Futuro premia escolas destaque em Seminário



A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Unibanco, realizou na manhã desta quarta-feira, 31 de agosto, a solenidade de abertura do Seminário Corresponsabilização para Resultados de Aprendizagem. O encontro acontece durante todo o dia no hotel Blue Tree e tem por objetivo promover a discussão sobre o papel da gestão escolar para a melhoria da qualidade da educação pública, com foco na corresponsabilização entre instâncias e profissionais da educação.


A secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, e Alexsandro Santos, do Instituto Unibanco fizeram a abertura oficial do evento, oportunidade que a secretária usou para falar dos resultados obtidos no ano de 2015. "Cerca de 160 escolas do Estado se utilizam desta ferramenta de gestão e, no próximo ano, queremos chegar em todas as unidades da nossa rede. Segundo o Instituo Unibanco, em comparação a outros estados que aderiram ao Jovem de Futuro, o Piauí foi o grande destaque. Este encontro marca o nosso êxito, já que conseguimos avançar bastante no que diz respeito à proficiência de matemática e português", explicou Rejane Dias.


Ainda dentro da programação, aconteceu a premiação das escolas com os melhores resultados desde a implantação da ferramenta de gestão Jovem de Futuro. "Com foco na metodologia e na Sistemática de Monitoramento e Avaliação, fizemos um recorte nos processos cruciais. Após a Sistemática de Avaliação constatou-se que as escolas pertencentes à 5ª e 19ª Regionais de Educação obtiveram melhor êxito no parâmetro estabelecido para classificação", relata o agente de Governança, Eduardo Castelo Branco. 


A Unidade Escolar Padre Antônio José do Rêgo (19ª GRE) e Unidade Escolar Briolanja de Oliveira (5ª GRE) ficaram em destaque recebendo o prêmio no valor de cinco mil reais. Para a premiação foram utilizados os seguintes critérios: Desempenho, Plano de ação condizente com a real situação da escola e alcance da meta estabelecida.

O diretor da escola Briolanja de Oliveira, Paulo Henrique de Araújo, recebeu a notícia da premiação com bastante entusiasmo. "Ficamos muito felizes por mais esse reconhecimento ao nosso trabalho. Vamos continuar trabalhando para que elevemos ainda mais a qualidade de ensino", declarou.

"Estamos muito satisfeitos com a parceria entre Seduc e Instituto Unibanco. Este é um momento de intercâmbio de experiência entre as escolas que conseguiram o melhor desempenho, que vão repassar os saberes e práticas que estão dando certo. Nosso objetivo é melhorar a aprendizagem para, consequentemente, repercutir esses resultados nos indicadores da educação", garante a secretária Rejane Dias.


As surpresas não param por ai. Pensando na melhoria da qualidade da educação, 35 Agentes de Apoio ao Circuito de Gestão (ACG), que trabalham com a ferramenta Jovem de Futuro, receberam da secretária Rejane 35 notebooks que darão mais suporte ao trabalho realizado.


Na sequência do seminário aconteceu uma atividade de integração e organização de grupos de trabalho para produção coletiva. A primeira palestra, ministrada pela pedagoga Luciana Cury, especialista em escolarização e diversidade, abordou a escola como espaço de convergência. 

No período da tarde, os participantes se reúnem novamente em grupos para aprofundar a reflexão e apropriação do conteúdo formativo sobre corresponsabilidade na gestão escolar para resultados de aprendizagem no Ensino Médio. O conteúdo a partir dessas discussões e toda a produção coletiva de cada grupo serão apresentados no meio da tarde, antes da palestra "A corresponsabilização na perspectiva de gestão para resultados de aprendizagem", proferida por Alexsandro Santos, que encerra o seminário. 

"Acreditamos que a gestão escolar deve colocar o estudante no centro de suas ações para que eles possam avançar nos resultados de aprendizagem. Além disso, é fundamental a corresponsabilização entre os profissionais da educação para a melhoria da aprendizagem dos estudantes, desde a equipe gestora da Seduc até os diretores e coordenadores das escolas. Estas são duas premissas para que a escola pública seja mais democrática, participativa e contribua com a redução das desigualdades" afirma Alexsandro.