Correção de Rotas é tema do segundo dia de formação do Jovem de Futuro


As atividades da ferramenta de gestão do Jovem de Futuro continuam a todo vapor. O encontro Gestão Escolar para Resultados - GEpR IV, que iniciou na segunda-feira (29),  prossegue na manhã desta terça-feira (30) com uma vasta programação.  O quarto módulo do processo formativo foi desenhado para preparar e apoiar com conhecimento teórico e técnico os gestores escolares. O evento acontece simultaneamente nos hotéis Blue Tree e Metropolitan.


O agente de Governança da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Eduardo Castelo Branco, afirma que a principal proposta da ação é o aperfeiçoamento da gestão escolar. "Como parte das iniciativas para auxiliar a transformação da realidade do Ensino Médio, o Jovem de Futuro oferece uma formação para gestores profissionais da Seduc. Com esse módulo, chegamos ao final do ciclo de formação das duplas gestoras das escolas parceira do JF", afirma Eduardo.


Os facilitadores do Instituto Unibanco que estão conduzindo os trabalhos da formação iniciaram a manhã fazendo uma retrospectiva das atividades do dia anterior e prosseguiram com o tema "correção de rotas".  "Estamos abordando a última etapa do Circuito De Gestão, que visa corrigir ou replanejar estratégias de gestão para evitar que possíveis desvios na Execução do Plano de Ação permaneçam até o final do ano letivo, comprometendo, com isso, o atingimento das metas e garantindo que os resultados sejam alcançados", afirma Rosane Fonseca, gestora de Aprendizagem do Instituto Unibanco.

Também na oportunidade foram retomadas com uma síntese as três etapas anteriores do Circuito de Gestão, com o objetivo de trazer uma visão global delas e apontar suas implicações na conquista dos resultados de aprendizagem.

 
Esse módulo fecha a discussão sobre gestão escolar orientada para resultados de aprendizagem no âmbito do Jovem de Futuro, que se estrutura no estabelecimento de uma meta para cada escola de Ensino Médio, na utilização do Circuito de Gestão como método Gerencial para o alcance dessa meta e na elaboração de um Plano de Ação por escola, que guiará o trabalho da equipe escolar. 

Cerca de 323 profissionais, dentre eles Diretores e Coordenadores Pedagógicos das escolas, Agentes de Apoio ao Circuito de Gestão (ACG) e Gerentes Regionais das GREs, gestores e Técnicos da Seduc, participam das atividades.