Jovem de Futuro reúne profissionais para Seminário Corresponsabilização para Resultados de Aprendizagem

Com a presença do Governador do Estado, Welligton Dias, e da Secretária de Educação, Rejane Dias, acontece nesta quarta-feira (31), às 8h30 no hotel Blue Tree, o Seminário Corresponsabilização para Resultados de Aprendizagem. O evento é uma realização da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação do Piauí e o Instituto Unibanco, no âmbito do projeto Jovem de Futuro.

De acordo com Eduardo Castelo Branco, agente de Governança da Seduc, o Seminário tem o objetivo de aprimorar aspectos do processo de corresponsabilização das instâncias (Seduc, GRE e escolas) a partir dos resultados de aprendizagem de todos os estudantes, por meio da qualificação de repertórios e da troca de saberes e práticas entre diferentes atores responsáveis pela política de Ensino Médio do Piauí.

O evento pretende reunir cerca de 400 profissionais da educação, dentre Diretores e Coordenadores Pedagógicos das escolas; Agentes de Apoio ao Circuito de Gestão (ACG) e Gerentes Regionais das GREs ; Gestores; Técnicos da Seduc, dentre outros.

As atividades iniciam no período da manhã com relatos de experiências da ferramenta de gestão Jovem de Futuro no Estado e em seguida será aberto diálogos sobre os relatos apresentados; Dinâmica coletiva para colher os desafios das práticas de corresponsabilização pelo olhar dos participantes: escolas, GREs, SEDUC; Apresentação da palestra ?"Corresponsabilização, Monitoramento e Avaliação de Resultados: potencialidades, problemáticas, desdobramentos da N3 e N4".

Já no período da tarde, os trabalhos iniciam em grupos de, no máximo, 40 pessoas por sala. As salas devem abrigar a equipe de cada GRE. A partir da "colheita" de desafios feita no período da manhã os participantes irão refletir e elaborar alguns pequenos passos possíveis para potencializar a corresposabilização a partir da metodologia de participação e integração.

O seminário será finalizado com a palestra da gerente do Instituto Unibanco, Maria Julia Azevedo, com o tema: "A corresponsabilização na perspectiva da gestão para resultados de aprendizagem".