Seduc realiza revisão pré-Enem na Casa de Custódia


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), realizou neste sábado (27), a 1ª Revisão Pré-Enem 2016 para 150 reeducandos vindos da Colônia Agrícola Major César Oliveira, Penitenciária Feminina, Casa de Detenção Provisória Capitão Carlos José Gomes de Assis, Casa de Custódia, e Penitenciária Irmão Guido, matriculados no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou no Canal Educação.

A ação faz parte do "Pré-Enem Seduc", programa lançado em abril deste ano pela secretaria, com o objetivo de promover alternativa, além do Ensino Médio Regular, para reforçar o conteúdo educacional aos alunos das escolas públicas estaduais que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

?O Canal Educação oferta o preparatório do Enem em algumas unidades prisionais do Estado com carga horária de 15h semanais, explorando as áreas abordadas pelo exame. Ao longo do ano, o programa Pré-Enem Seduc vem fazendo várias reuniões de auditório para centenas de pessoas, tanto na capital quanto no interior e hoje trouxemos a mesma estrutura para a Casa de Custódia?, explica o Superintendente de Ensino Superior da Seduc, Ellen Gera.

Anualmente, o Exame Nacional do Ensino Médio realiza uma edição extra para os apenados. As provas são aplicadas cerca de um mês após a prova oficial e, até lá, a Seduc fará a 2ª Revisão Pré-Enem, garantindo a total preparação dos reeducandos para prestarem o exame.

A parceria entre Seduc e Sejus vem gerando frutos. Durante o evento, quatro reeducandos que concluíram o Ensino Médio foram certificados. Alberonio Alves foi um deles. "Esse é o recomeço da minha vida. Agora percebo que posso e que vou conseguir alcançar meus objetivos. Em pouco tempo vou conseguir minha progressão de regime e, com este certificado e com a ajuda do preparatório, poderei me matricular em uma faculdade e dar uma oportunidade de vida para mim mesmo. Não adianta só esperar das pessoas ou do governo, temos que dar o  primeiro passo e ter a consciência de que nada muda se nós não mudarmos também", garante.


Daniel Oliveira, Secretário de Justiça do Piauí, explica que um dos objetivos da parceria é oportunizar uma mudança de vida aos detentos. "Queremos mostrar para a sociedade que devemos esquecer o passado e acreditar nas pessoas. E não há hada melhor do que a educação para garantir um futuro melhor. Esse é um compromisso da Sejus, da Seduc e de todo o Governo do Estado", afirma o secretário.

Assim como nas revisões anteriores, as disciplinas de química, física, linguagens, química, matemática, biologia e redação foram ministradas por professores especialistas, e todos os participantes receberam material didático e lanche.