Liceu Piauiense oferece oficinas de atividades profissionalizantes


O Colégio Estadual Zacarias de Góes (Liceu Piauiense) promove durante todo dia de hoje (26) um dia dedicado aos estudantes da unidade, em comemoração ao Dia do Estudante celebrado em 11 de agosto. Os alunos estão tendo a oportunidade de participar de diversas oficinas ofertadas por profissionais de instituições como SEBRAE, OPEQ, Escola de Teatro Campos e do SENAC.


A grande maioria das oficinas trazem para os alunos opções de atividades profissionalizantes como criação de aplicativos, criação de software, maquiagem, grafismo e bijuterias. Esta última chamou a atenção da estudante Camila Moura, do 3° ano. "Eu já costumava fazer bijuterias em casa, então quando foi proposta a oficina fiquei animada. Além disso, é uma ótima opção de curso para gerar renda", afirma.


A aluna e líder de turma Jaci de Lurdes, do 3° ano, afirma que a escolha das oficinas foi pensada de uma maneira que empolgasse a todos os alunos, uma vez que a direção deu liberdade de escolha para os estudantes. 

"Quando os professores propuseram as oficinas, eles nos mostraram opções, então quando fomos escolher procuramos ser justos e agradar a todos, já que todo mundo tem interesses específicos em determinadas atividades e áreas de ensino. Logo, aqui tem oficinas de tudo: ciências, mídias, tecnologia e artes", conta a aluna.


Segundo a diretora da escola, Adriana Lebre, a ideia das oficinas serve como auxílio ao sistema de ensino médio integral e profissional de tempo integral adotado pelo colégio. "Hoje nós temos duas modalidades dentro da escola e desde que nós assumimos a gestão procuramos integrar essas modalidades, pois o corpo docente para nós é como um só", garante.

Devido ao alto numero de inscrições, muitas oficinas tiveram que ser realizada em mais de um turno, como no caso da dança contemporânea, na qual vários alunos aguardavam a vez do seu grupo. A professora de balé e dança contemporânea, Michele Sousa, afirma que a dança é importante para a desenvoltura do aluno. "Na dança nós aprendemos a lidar com os outros e com seu próprio corpo. Lidamos com a coordenação motora, o emocional, isso tudo trabalhamos na dança. E o principal, nós percebemos que não existe o corpo ideal para a prática da dança".


Todos os alunos que participarem irão receber um certificado de 2h, com exceção das oficinas de teatro e grafismo, que terão certificado de 4h. O evento ocorre até às 17h e a escola está oferecendo almoço e lanche para os alunos de modo que eles permaneçam no local durante os dois turnos.