Educadores do Jovem de Futuro participam de Curso de Capacitação e Seminário para Resultado de Aprendizagem.

Dando continuidade as ações da Ferramenta de Gestão Jovem de Futuro, tem início nesta segunda-feira (29) uma série de atividades. O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Instituto Unibanco que está previsto para acontecer durante toda semana no hotel Blue Tree e Metropolitan.

A abertura do encontro, que está previsto para começar às 8h, terá a participação de cerca de 500 profissionais da educação da rede estadual, além de superintendentes e diretores da Seduc, representantes do Comitê de Governança, Gerentes Regionais e Coordenadores de Ensino.

De acordo com o agente de Governança, Eduardo Castelo Branco, o primeiro momento do evento, inicia com a formação presencial "Gestão Escolar Por Resultados" - módulo Correção de Rotas- (GEpR IV), que compõe a quarta e última etapa do curso iniciado em 2015 e destinado a dupla gestora (diretores e coordenadores pedagógicos).

Durante quatro dias, cerca de 323 profissionais da educação do Piauí participarão de discussões sobre equidade e sua relação com a gestão escolar orientada para resultados, potencialidade de correção e reorientação de ações, além de práticas pedagógicas de garantia de aprendizagem.

O GEpR IV será dividido por Gerência Regional e vai acontecer simultaneamente no hotel Blue Tree e Metropolitan. A primeira rodada será realizada nos dias 29 e 30 de agosto para a 1ª, 3ª, 5ª, 6 ª, 7 ª, 8 ª, 9ª, 10ª e 16ª GRE. Já nos dias 1º e 02 de setembro será realizada a segunda rodada para os profissionais da  2ª, 4ª, 7ª, 18ª, 19ª,20ª e 21ª GRE.

Também durante o curso serão retomados alguns temas tratados nos módulos anteriores, como liderança educativa, protagonismo juvenil e engajamento da comunidade escolar. O material produzido pelos gestores em Ambiente de Aprendizagem Virtual embasará essas discussões.

Ainda dentro da programação da semana de atividades na quarta-feira (31) acontece, às 8h30 no hotel Blue Tree, o Seminário Corresponsabilização para Resultados de Aprendizagem com a presença do Governador do Estado, Welligton Dias e da Secretária de Educação, Rejane Dias.

O Seminário é destinado à Diretores e Coordenadores Pedagógicos das escolas; Agentes de Apoio ao Circuito de Gestão (ACG) das GREs; Gerentes Regionais das GREs e gestores e Técnicos da Seduc.

Dentre as pautas abordadas no evento estão: Relatos de experiências do JF no Estado; Dinâmica Coletiva para colher os desafios das práticas de corresponsabilização pelo olhar dos participantes; Apresentação Seduc: Corresponsabilização, Monitoramento e Avaliação de Resultados: potencialidade, problemáticas, desdobramentos da N3 e N4; Diálogo Aberto: A corresponsbilização na perspectiva da gestão para resultados de aprendizagem; dentre outros temas.

Jovem de Futuro Piauí

As 135 escolas estaduais do Piauí que receberam a ferramenta de gestão Jovem de Futuro obtiveram em 2015 um aumento médio de cinco pontos nas provas de proficiência (português e matemática) do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI) em relação as que não atuam com esta ferramenta. As provas utilizam a mesma metodologia do Ideb e o Piauí obteve o melhor rendimento entre os cinco estados do país que utilizam o Jovem de Futuro: Pará, Espírito Santo, Goiás e Ceará.

A intenção da Secretaria de Estado da Educação com a adesão ao Jovem de Futuro é aumentar a posição do Estado no ranking do Ideb, subindo do atual 18º lugar para o 12º, em 2017. O JF tem como foco a gestão escolar voltada para resultados de aprendizagem, e tem como objetivo de contribuir com uma educação pública de qualidade que garanta o acesso, a permanência e a conclusão dos jovens no Ensino Médio, proporcionando um aprendizado esperado no tempo adequado.