Novas formas de incentivar a leitura são temas de Jornada

A produção Literária para Crianças e Jovens no Piauí foi um  dos temas tratados na quinta-feira (25) às 16h, durante a I Jornada de Leitura e Literatura  Infantil e Juvenil, que está sendo realizada no auditório do Antonino Freire. A palestra contou com a participação dos escritores Cineas Santos, Dilson Lajes, Marcia Evelim de Carvalho, Marleide Lins, Érica Rodrigues Fontes e Diógenes Buenos Aires.



A Jornada teve início na quarta-feira (24) e se encerra nesta sexta-feira (26)  com a participação de palestrantes nacionais e internacionais. Na manhã de quinta-feira, 25, a professora Célia Abicalil Belmiro da UFMG proferiu palestra com o tem: "O livro Ilustrado, suas múltiplas Linguagens e a formação do leitor literário". Durante a exposição ela destacou a importância do texto não falado, das ilustrações como forma de mensagens e incentivo ao leitor infantil e juvenil.  

"É preciso dialogar para fazer com que a educação no Brasil melhore. Quanto mais pudermos e interagir em eventos como esse mais seremos sujeitos de nosso fazer pedagógico", explicou a professora Célia Abicalil Belmiro da UFMG. 


Entre os palestrantes desta quinta-feira, 25, também esteve a professora Fieda Liliana Morales Barcoda  da Guatemala que falou sobre "A promoção da leitura, além da performance", Para a professora ao buscar investir em sua melhoria profissional, o professor também revela "paixão pela profissão que exerce e isso é fundamental para o exercício da docência", frisa. 

A Jornada continua nesta sexta-feira, 26,  a partir das 8 h, com o tema "A produção Cultural para crianças e Jovens na contemporaneidade", "Porque ler a literatura na esocla?", "PNBE- A literatura fora da caixa" e uma conferência de encerramento às 16 horas com o tema "Uma dinâmica para Leitura das Obras Literárias na Escola".