Seduc e Imepi vão realizar curso de formação em metrologia legal com alunos do ensino médio

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está desenvolvendo uma ação inovadora na área da educação técnica profissionalizante no Piauí que poderá servir de referência para outros estados. Através da Unidade de Educação Técnica e Profissional (Uetep) a Seduc, em parceria com o Imepi, irá implantar um curso  de Formação e Qualificação em Metrologia Legal, com duração de 12 meses, para os alunos do ensino médio da rede estadual de ensino.

Na manhã desta quarta-feira (24), a diretora da Uetep, Adriana Moura, o  diretor geral do Imepi, Maycon Danylo, a assessora de estratégias do governo estadual, Lucile Moura, e técnicos da seduc, estiveram reunidos, no auditório da escola fazendária, com empresários  dos ramos de comercialização de combustíveis, distribuidoras de produtos alimentícios e supermercadistas para apresentar o projeto de realização do curso e consequentemente esclarecer sobre a importância da absorção desse  profissional  no mercado de trabalho.

O curso é voltado especificamente para alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio e inicialmente a primeira turma será formada em Teresina com 30 alunos, que deverão ser escolhidos através de um teste seletivo realizado nos próprios centros  de educação profissional.

Segundo o diretor do Imepi, Maycon Danilo, os jovens serão capacitados pelos técnicos do Imepi, tanto na parte teórica como na prática.  "Queremos formar e qualificar jovens com conhecimentos que visem prevenir multas nas atividades de metrologia, eles não terão a função de fiscalizar, mas sim de prevenir o empresário sobre as multas, identificando em tempo hábil as possíveis irregularidades existentes na empresa", esclareceu Maycon.

Para Adriana Moura é muito importante a diversificação dos cursos técnicos pela Seduc. "Estamos cada vez mais buscando novos cursos para nosso aluno do ensino médio, pois sentimos a necessidade de inovar e avançar, abrindo novas oportunidades para essa clientela. O curso de Formação e Qualificação em Metrologia Legal  iniciará com apenas 30 alunos na capital porque é algo novo tanto para nós como para os próprios empresários e de acordo com a demanda poderemos abrir novas turmas", frizou Adriana Moura.