I Jornada de Leitura e Literatura capacita professores para criarem novos leitores


Teve início nesta quarta-feira (24), a I Jornada de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil, que segue até o dia 26 de agosto no auditório do Antonino Freire. A abertura do evento contou com a presença da Secretária de Educação, Rejane Dias, que destacou a relevância da iniciativa da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em parceria com Centro de Formação Antonino Freire, de realizar a Jornada que tem como objetivo capacitar o professor de Língua Portuguesa. 

Para diretora geral do Antonino Freire, Gildete Milu, o evento é de suma relevância pela necessidade de se trabalhar a leitura no público infantil e jovem. "Precisamos formar bons leitores resgatar esses nomes da literatura clássica, pois até mesmo na faculdade precisamos desenvolver bons leitores", disse durante abertura da Jornada.

Segundo o reitor da Universidade Estadual do Piauí, Nouga Cardoso, a leitura é a porta de entrada do conhecimento. "Cuidar do que se lê e como se lê é cuidar do futuro de nossa nação e de nossas crianças e isso é imprescindível", explicou. 


Durante a abertura, Rejane Dias destacou que tão importante quanto equipar as escolas da rede pública estadual é cuidar da formação continuada dos professores, para que eles possam proporcionar educação de qualidade aos alunos. 

"A realização de um evento como este é de extrema importância para nosso Estado. Estamos recebendo professores de fora para nos orientar a cerca deste tema tão importante, por isso fico feliz em pode encontrar aqui tantos professores da rede pública, além de alunos da Uespi do curso de Letras. Gostaria de parabenizar a Uespi e dizer que estamos sempre à disposição e abertos a futuras parcerias", afirma a secretária Rejane Dias.


O evento faz uma homenagem ao autor piauiense Assis Brasil. Para o coordenador pedagógico do evento, Diógenes Buenos Aires, a homenagem, que conta com uma exposição na biblioteca do Centro, é um reconhecimento "ao principal escritor da Literatura Infantil e Juvenil no Piauí", destacou Diógenes. 


Secretaria Rejane Dias visita curso de inglês do Antonino Freire em parceria com o Consulado
  
Após abertura da I Jornada de Literatura,  a secretária Rejane Dias também visitou o curso de inglês que funciona no Centro de Formação Antonino Freire em parceria com o Consulado dos Estados Unidos no Brasil. O curso beneficia 80 alunos, que são professores de língua inglesa na rede pública estadual. Os alunos estão organizados em duas turmas uma pela manhã e outra a tarde com uma professora que veio para o Brasil através do consulado e que ministra as aulas às quarta e quinta-feira no Centro de Formação. 


A secretaria agradeceu a parceria do consulado por viabilizar a formação dos professores e destacou a relevância de se trabalhar a qualificação do professor de inglês. "Investir na qualificação e na expertise de quem lida com nossas crianças é fundamental para a  melhoria da qualidade do ensino", disse a secretaria.