Cidadania, educação e arte são temas de documentários produzidos por alunos do litoral

As escolas da rede estadual da 1ª Gerencia Regional de Educação (GRE), dos municípios de Parnaíba e Luiz Correia, participaram de um projeto em parceria com a Universidade Federal do Piauí, que visa o incentivo ao protagonismo juvenil, por meio da produção de documentários. Trata-se do projeto de extensão "Cinema Educação: despontando cidadania para além dos muros da UFPI".

Cerca de 100 alunos do ensino médio participaram das oficinas de produção de vídeo no CEEP Liceu Parnaibano, no último dia 20, e abordaram a temática da cidadania, educação e arte. O objetivo principal foi sensibilizar e oferecer subsídios aos alunos e professores do Ensino Médio do litoral piauiense, para serem agentes de transformação social por meio da sétima arte.

Para a gerente da 1ª GRE, Safira Veras, os alunos participaram ativamente do projeto. "O projeto foi de grande valia e nos deu a oportunidade de instigar a arte e educação dentro e fora da sala de aula. Os alunos aprenderam na prática que são capazes e podem ser agentes de transformação social", disse a gerente.

O projeto é coordenado pelo Professor Samuel Pires Melo e para ele esse tipo de ação gera uma grande satisfação para equipe. "Adentrar nas escolas de Ensino Médio do litoral piauiense é uma oportunidade de romper os muros invisíveis entre a UFPI e as comunidades, pois essas primeiras ações significam uma desconstrução sobre os outros, desde o local ao global", declarou.

Além de Parnaíba e Luís Correia, os estudantes de Buriti dos Lopes, também serão beneficiados com as ações do projeto.