Diplomas escolares de instituições privadas devem ser protocolados na GERVE

Após denúncias de falsificação envolvendo supervisores da 4ª Gerência Regional de Educação, foi verificado junto a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que os diplomas e certificados de escolas privadas não podem ser autenticados por nenhuma Gerência Regional de Educação - GRE e sim na Gerência de Registro da Vida Escolar - GERVE, no edifício sede.

Instituições privadas na circunferência de Teresina, não são jurisdicionados a nenhuma gerência da Seduc. A GRE trata apenas de certificados de escolas públicas da sua própria jurisdição. Com isso, não foi ainda constatado a participação de servidor público, no suposto crime de falsificação.

De acordo ainda com o superintendente de Ensino da Seduc, Carlos Alberto, o estudante ou responsável, no caso de alunos menores, devem procurar a Gerve na Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e verificar se a escola dele está com toda a sua documentação atualizada.

"Falsificar certificado ou diploma escolar é crime. Evitem adquirir o documento através de sites na internet ou por meio de terceiros. O estudante que terminou o ensino médio em escola particular, deve estar mais atento a documentação expedida pela escola", disse o Superintendente de Ensino da Seduc, Carlos Alberto.