Jovem de Futuro realiza Seminário de Análise de Indicadores

O programa Jovem de Futuro realizou na manhã desta quinta-feira (11) o Seminário de Análise de Indicadores coletados nas escolas no segundo semestre de 2015. O evento foi realizado no hotel Blue Tree e contou com a participação de gerentes e coordenadores das Gerências Regionais de Educação (GREs).

O programa é uma ferramenta de gestão escolar, promovida pelo Instituto Unibanco em convênio com as redes estaduais de educação, com o objetivo de aumentar o rendimento do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb) nas unidades em que atua.

O agente de governança da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Eduardo Castelo Branco, revelou que o encontro é uma boa oportunidade para que todos conheçam as estratégias que estão sendo executadas em outras regionais. "É um momento de motivação. A ferramenta Jovem de Futuro exige muito comprometimento e dedicação de todos. Por isso, eles precisam acreditar que podem construir as ações e que o sucesso do JF depende da participação de todos", afirmou o agente.

As 135 escolas estaduais do Piauí que recebem o Programa Jovem de Futuro obtiveram em 2015 um aumento médio de cinco pontos nas provas de proficiência em português e três pontos em matemática, em relação as que não atuam com esta ferramenta.

Segundo a secretária da Educação, Rejane Dias, o Piauí obteve o melhor rendimento entre os cinco estados do país que utilizam o Jovem de Futuro. "Nós retomamos o programa em agosto de 2015 e já conseguimos esses bons resultados. A tendência é melhorar ainda mais, pois nos últimos meses aumentamos a efetivação das ações do Jovem de Futuro em cada uma das unidades atendidas", comentou a secretária.

Os dados foram apresentados durante o Seminário e os agentes que integram o programa no Estado irão verificar e discutir os primeiros resultados obtidos.