Cemti Pedro Sá realiza dramatizações como parte de ação Escola Literária


O Centro de Ensino Médio de Tempo Integral Pedro Sá, localizado em Oeiras, promove apresentações teatrais como ação do Programa Jovens de Futuro. A diretora da escola, Emiliene A. Figueiredo, conta que a dramatização ajuda no desenvolvimento do olhar crítico dos alunos.

"Nós trabalhamos essas apresentações teatrais na "Escola Literária", na qual cada uma das dez turmas recebe uma obra para trabalho. Primeiramente eles leem a obra e debatem sobre o que aprenderam para depois analisarem e a partir daí pensarem em como fazer a dramatização da obra", ela explica.

As obras trabalhadas são em sua maior parte clássicos da literatura brasileira como "Senhora" de José de Alencar e são dramatizadas para toda a comunidade de professores, funcionários e alunos. "Nós sempre estamos fazendo dramatizações onde os alunos absorvem a literatura mais facilmente dessa forma", conclui.

O programa jovens de futuro é uma parceria entre a Seduc e o Instituto Unibanco, que presta assessoria técnica à Secretaria, fornecendo instrumentos e produzindo análises que apontam caminhos para a melhoria dos resultados de aprendizagem dos estudantes.