Jogos Escolares: xadrez proporciona benefícios dentro e fora de sala

O xadrez é uma das modalidades disputadas nos Jogos Escolares Piauienses (JEPs). Cem alunos da rede estadual participam das competições, sendo 30 na modalidade infantil (12 a 14 anos) e 70 na infanto (15 a 17 anos).



De acordo com Felinto Ribeiro, coordenador do projeto de xadrez na rede estadual de educação, a modalidade vem despertando o interesse dos alunos, principalmente por proporcionar benefícios dentro e fora da sala de aula. "O jogo de xadrez possibilita o desenvolvimento do raciocínio lógico e dedutivo no aluno, facilita a memorização e a resolução de problemas. Um estudante bem sucedido no xadrez é um ser humano bem sucedido na vida. Além disso, a prática previne doenças neurológicas e ajuda no exercício do controle emocional", explica Felinto.



As competições de xadrez nos Jogos Escolares Piauienses (JEPs) acontecem entre os dias 04 e 05 de julho na Unidade Escolar Benjamin Baptista. Os melhores atletas, nas categorias infantil (masculino/feminino) e infanto (masculino/feminino) irão representar o Piauí nos Jogos Escolares da Juventude, que acontece em João Pessoa- PB, nos meses de setembro e novembro deste ano.